CIDADE

Entusiastas da astronomia poderão observar o céu noturno deste sábado (16) em Maringá

Encontro de astrônomos amadores disponibilizará telescópios para observação dos astros na Praça Pio XII das 19h30 às 22h30

Entusiastas da astronomia poderão observar o céu noturno deste sábado (16) em Maringá
Na noite deste sábado, pelo menos cinco telescópios estarão à disposição da população interessada em observar o céu. - Foto: Freepik

Grupos de astronomia de Maringá se reúnem neste sábado (16) para observação do céu com telescópios. O encontro será realizado na Praça Pio XII, ou Praça das Antenas, na Zona 6 da cidade das 19h30 às 22h30. Entusiastas da astronomia estão convidados para observar os astros. 

Em entrevista concedida ao GMC Online, um dos organizadores do evento, o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, destacou a importância do encontro para fomentar, promover e divulgar a ciência, possibilitando que apaixonados por astronomia tenham a oportunidade de observar o céu através de um telescópio. “É um evento que levamos vários telescópios para a praça para que a população possa observar a Lua e alguns planetas, conforme eles fiquem visíveis no céu no horário do evento”, explica. 

Na noite deste sábado, pelo menos cinco telescópios estarão à disposição da população interessada em observar o céu. Zorzan destaca que, mesmo em meio às luzes da cidade, a iluminação urbana não impossibilita que alguns astros sejam contemplados através do telescópio. No entanto, se a noite estiver nublada, sem visibilidade, o evento será cancelado. 

“Se houver possibilidade de observação mesmo que entre nuvens devemos confirmar. Portanto, quem tiver interesse pode acompanhar pelas redes sociais dos grupos ou da revista AstroNova a confirmação ou adiamento do evento”, aconselha Maico Zorzan.

CALENDÁRIO ASTRONÔMICO — Julho é um mês marcado por fenômenos astronômicos que poderão ser visíveis da Terra. O inverno, iniciado em 21 de junho, é a época mais propícia para observações astronômicas. Com a queda da umidade atmosférica, os céus sem nuvens e as noites mais longas facilitam a captação de luzes estelares.

Na última quarta-feira, 13 de julho, a Superlua dos Cervos iluminou o céu com aparência 15% maior e mais brilhante. O nome “Lua dos Cervos” é creditado ao ciclo de crescimento anual dos chifres de cervos machos, que tipicamente caem em janeiro ou fevereiro e atingem o ápice do crescimento em julho, para quem possam estar totalmente formados durante a temporada de acasalamento, que vai de setembro a dezembro.

Julho reserva ainda a Delta Aquáridas Austrais, uma chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana do mês até meados de agosto. Durante o fenômeno, será possível observar os rastros deixados pelos agrupamentos de cometas Marsden e Kracht. O evento poderá começar entre 12 e 14 de julho, e atingir o ápice nos dias 28 a 29. Não há restrições de observação para o Brasil; moradores de todas as regiões poderão observar o show de luzes no céu noturno.

Além das observações, o mês também reserva eventos astronômicos para aqueles que possuem crenças relacionadas ao posicionamento dos astros. Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte e Vênus terão conjunções lunares que poderão ser observadas no céu da manhã. 

Veja o calendário da Nasa:

ConjunçãoData
Saturno e Lua15 de julho
Júpiter e Lua18 de julho
Marte e Lua21 de julho
Vênus e Lua26 de julho
Mercúrio e Lua29 de julho
Maringa.Com com informações do GMC Online