ELEIÇÕES

Eleitores podem solicitar voto em trânsito a partir desta segunda-feira (18) em Maringá

O voto em trânsito é permitido para eleitores que estarão fora de sua cidade nos dias 2 e 30 de outubro

Eleitores podem solicitar voto em trânsito a partir desta segunda-feira (18) em Maringá
Opção também servirá para os eleitores que atualmente moram em Maringá, mas que não fizeram a transferência de sua inscrição eleitoral. - Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

Os municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas devem habilitar locais de votação convencionais ou específicos para  o recebimento do voto em trânsito, e este é o caso de Maringá. Outras cidades paranaenses que terão voto em trânsito são Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária e Toledo.

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa. Também servirá para os eleitores que atualmente moram em Maringá, mas que não fizeram a transferência de sua inscrição eleitoral para cá.

A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar. 

COMO SOLICITAR — Para solicitar o voto em trânsito, o eleitor deve comparecer ao Fórum Eleitoral, com um documento de identificação com foto, para solicitar votar em trânsito seja em um ou nos dois turnos da eleição geral de 2022. Esta solicitação deverá ser de forma presencial apenas.

Se a inscrição eleitoral de quem optar por votar em Maringá for de alguma outra cidade do Paraná, este eleitor votará nos 5 cargos disponíveis (Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República). No entanto, se a inscrição eleitoral de quem optar por votar em trânsito em Maringá for de outro Estado que não o Paraná, este eleitor votará apenas para o cargo de Presidente da República. 

Isto acontece porque apenas os candidatos do Estado do Paraná estarão disponíveis nas urnas eletrônicas de Maringá, além é claro, dos candidatos ao cargo de Presidente da República.

Confira os dois locais de votação em trânsito em Maringá:

  • Colégio Interação – Rua Evaristo da Veiga, nº 93 – Zona 07 (próximo ao teatro Barracão)
  • Colégio Paraná – Av. Prudente de Moraes, nº 815 – Zona 07

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Maringa.Com