ECONOMIA

Prazo para atualização de dados do Cadastro Único é prorrogado até 14 de outubro

Famílias que recebem o Auxílio Brasil e não regularizam o CadÚnico podem ter benefícios suspensos ou cancelados; veja quando é necessário atualizar os dados

Prazo para atualização de dados do Cadastro Único é prorrogado até 14 de outubro
Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou no caso de haver alguma alteração nas informações. - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério da Cidadania decidiu prorrogar o prazo para regularização de dados no Cadastro Único. Com vencimento anteriormente previsto para esta sexta-feira (15), famílias agora têm até 14 de outubro para regularizar situação e assegurar direitos como o Auxílio Brasil, ID Jovem e outros. 

Devido aos impactos da pandemia, o ministério escalonou o processo de revisão cadastral. Com isso, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou no caso de haver alguma alteração nas informações. Aqueles que forem convocados para averiguação e revisão de dados devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

Através do aplicativo do Cadastro Único é possível verificar se os dados da família estão atualizados, além de identificar se o cadastro está sob averiguação ou revisão cadastral. A ferramenta também informa o que deve ser feito para a regularização dos registros.

“A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”, alerta a pasta.

Maringa.Com com informações da Agência Brasil