FISCALIZAÇÃO

Nove farmácias de Maringá são notificadas por precificação irregular

Procon recebeu denúncias de consumidores referente a precificação confusa e indicativos de promoção irregulares

Nove farmácias de Maringá são notificadas por precificação irregular
De acordo com o Procon foram identificadas etiquetas com até quatro preços diferentes, indicando o valor à vista, parcelado, para comprar online e para clientes com cartão fidelidade. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Nesta quinta-feira (14) o Procon de Maringá iniciou a fiscalização em farmácias da cidade para averiguar a precificação dos produtos. A fiscalização foi motivada por denúncias feitas pelos consumidores que relataram confusões para identificar o preço dos itens. 

No primeiro dia de fiscalização, nove farmácias foram notificadas para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), sem aplicação de multa. 

De acordo com o Procon foram identificadas etiquetas com até quatro preços diferentes, indicando o valor à vista, parcelado, para comprar online e para clientes com cartão fidelidade. Além disso, também foram registrados casos em que o estabelecimento anuncia o preço do produto unitário e em pack, mas não oferece opções unitárias. 

“Encontramos situações em que os consumidores não conseguem entender a exposição dos preços, principalmente quanto às promoções e descontos. O consumidor fica confuso e não percebe qual é o preço à vista, sendo surpreendido ao chegar no caixa. Queremos acabar com essas ′pegadinhas′ para enganar o consumidor”, explica a coordenadora do Procon, Patrícia Parra. 

Consumidores que se depararem com irregularidades podem fazer denúncias pelo telefones 151 ou (44) 998402-0433.

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá