CULTURA

Exposição mostra como transformar o “lixo em luxo”

Um projeto desenvolvido para trabalhar com crianças e adolescentes de baixa renda, na faixa etária de 8 a 16 anos, foi desenvolvildo pelo artista maringaense Edson Jofos.

Durante esta semana ele irá expor, no térreo do Paço Municipal, obras feitas com materiais recicláveis, como areia, terra, madeira, resto de faixa, casca de ovo, pó de serra, uma transformação de “lixo em luxo”.

Segundo o artista o projeto tem como objetivo levar a pessoa a perceber o mundo a sua volta transformando o “lixo em luxo” e o tempo ocioso em trabalho: dinheiro e perspectiva para o futuro.

Para montar uma tela Edson Jofos gasta em média, para uma obra mais simples, R$1,50 e, a mais cara, R$7.

“Ao nos depararmos com a realidade apresentada pelo nosso dia a dia, vemos crianças e adolescentes em nossos bairros que não têm atividades que possam ocupar seus intelectos e desenvolver sua criatividade.

Esse adolescente é muitas vezes entregue à ociosidade, na qual pode perder as suas potencialidades”, conclui o artista.

Desta forma, Edson desenvolveu um trabalho para suprir a necessidade e elaborou um projeto, para que esses mesmos adolescentes tenham tempo e espaço estimulado para desenvolver suas habilidades.

“Uma vez que esse tempo ocioso seja usado para a realização de arte com materiais recicláveis, esse mesmo adolescente poderá se beneficiar e ter a oportunidade de se tornar um cidadão de bem”, completa o artista.

A exposição no Paço Municipal é uma parceria do artista Edson Jofos, com a Secretaria da Educação e demais secretarias.

Informações na Secretaria da Educação pelo telefone 3221-1261 com Luiz Amblard.