SAÚDE

Secretaria de Saúde do Paraná confirma segundo caso de varíola dos macacos

Pacientes residem em Curitiba; outros oito casos são investigados em cinco cidades do Estado

Secretaria de Saúde do Paraná confirma segundo caso de varíola dos macacos
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. - Foto: Freepik

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (6), o segundo caso de varíola dos macacos no Paraná. Os dois pacientes são residentes de Curitiba, e outros oito casos seguem em investigação em cinco cidades do Estado. O novo caso confirmado é um paciente, homem, de 27 anos, com viagem recente para a Europa. 

O primeiro caso da monkeypox foi confirmado neste domingo (3) após resultado do laboratório nacional especializado na doença. O primeiro caso é de um homem de 31 anos, com histórico de viagem para São Paulo. Até o momento as confirmações são consideradas importadas – quando não há transmissão local.

Os outros casos investigados são de Curitiba (4), Cascavel (1), Londrina (1), Campina Grande do Sul (1) e Pinhais (1). Os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos.

Em Minas Gerais, foram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul foram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso

A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Agência Estadual de Notícias