ECONOMIA

Brasil bate recorde de inadimplência com 66,1 milhões de brasileiros endividados

Levantamento do Serasa aponta que, em abril, brasileiros somaram mais de R$ 271 bilhões em dívidas

Brasil bate recorde de inadimplência com 66,1 milhões de brasileiros endividados
Mais de 2 milhões de brasileiros se tornaram inadimplentes em 2022. - Foto: Freepik

De acordo com levantamento divulgado pelo Serasa Experian, a inadimplência no Brasil bateu um novo recorde em abril: 66.132.670 brasileiros com o nome negativado. Este é o maior número registrado pela marca desde 2016. 

Ao todo, os brasileiros inadimplentes somam R$ 271,6 bilhões em dívidas. “Sabemos que a instabilidade econômica do país vem afetando grande parte da população. No entanto, algumas ferramentas como o saque extraordinário do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados podem e devem ser utilizadas para reorganizar as finanças pessoais, amenizar dívidas e tentar tirar o nome do vermelho”, afirmou em nota o economista da Serasa, Luiz Rabi, ao jornal GloboNews. 

O levantamento aponta que o perfil das dívidas é, em sua maioria, nos segmentos de Bancos e Cartões, com 28,1% dos débitos, enquanto contas básicas como água, luz e gás representam 22,9% das dívidas. O setor de Financeiras representa 12,4% das dívidas brasileiras. 

A idade dos inadimplentes brasileiros está nas faixas de 26 a 60 anos (35,2%) e de 41 a 60 anos (34,8%). De acordo com o Serasa, mais de 2 milhões de brasileiros se tornaram inadimplentes em 2022.

Maringa.Com