EXPOSIÇÃO

Mostra sobre a história da astronomia está disponível na Biblioteca Central da UEM

Exposição “A astronomia dos povos originários à nossa contemporaneidade” tem entrada gratuita e pode ser visitada até 31 de julho

Mostra sobre a história da astronomia está disponível na Biblioteca Central da UEM
Serão mais de 200 objetos em exibição, documentando as técnicas e aparelhos astronômicos utilizados por diversas culturas da antiguidade e modernas. - Foto: Divulgação

Do dia 10 de junho ao dia 31 de julho ficará exposta no térreo da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá a mostra “A astronomia dos povos originários à nossa contemporaneidade”.

Serão mais de 200 objetos em exibição, documentando as técnicas e aparelhos astronômicos utilizados por diversas culturas da antiguidade, bem como aqueles utilizados na astronomia moderna.

A mostra é organizada pelo projeto de extensão Interação Arte e Ciência na Extensão (Interarc), grupo de pesquisa Interação entre Arte, Ciência e Educação (Interart) e o Programa de Educação Tutorial (PET) de Física da UEM.

Esta exposição é uma versão retrabalhada de uma mostra realizada em 2009, quando foram celebrados os 400 anos do aperfeiçoamento do telescópio, por Galileu Galilei em 1609.

A exibição contém material sobre as astronomias grega, árabe, chinesa, maia, de povos indígenas brasileiros e da Europa medieval e renascentista. Há várias réplicas de telescópios, calendários celestes e tábuas que registravam as observações astronômicas, construídas pelo Interarc junto do PET-Física UEM.

Universidade Estadual de Maringá