TURISMO

Cidade Verde: conheça 5 parques para visitar em Maringá

Opções de lazer ao ar livre, estes espaços da cidade contam com pistas de caminhada e diversão para toda a família

Cidade Verde: conheça 5 parques para visitar em Maringá
Confira os cinco parques ideais para visitação e lazer em Maringá. - Foto: Instagram @maringacom

Um dos maiores atrativos de Maringá é o verde dos parques e bosques no meio da paisagem urbana. Com opções de lazer e bem-estar gratuitos, esses espaços mantêm a população em contato com a natureza, além de serem importantes áreas de preservação da vegetação nativa essenciais para a manutenção da qualidade do ar da cidade.

Confira os cinco parques ideais para visitação e lazer em Maringá:

Parque do Ingá

O parque símbolo da cidade foi inaugurado em 1971 e conta com uma reserva florestal de 47,3 hectares. É possível caminhar por entre as árvores, nas trilhas pavimentadas com tijolinhos, e entrar em contato com os animais, principalmente os saguis que passeiam por todo o parque.

Em seu entorno, há uma pista de caminhada de cerca de três quilômetros de extensão, onde também se encontram academias API para a prática de exercícios.

Aos domingos, a avenida Laguna fecha para a passagem de carros e é liberada para os pedestres e as barraquinhas da tradicional feira que acontece no local. 

Parque do Ingá - Avenida São Paulo, Zona 1. Foto: Divulgação

Parque do Japão

Um símbolo da influência do grande número de japoneses que imigraram para a região, o Parque do Japão é um espaço dedicado a celebrar a cultura milenar japonesa já tão presente na cidade. Assinado em 1973, Maringá possui um pacto de irmandade com a cidade de Kakogawa, no Japão.  

Seu maior atrativo é o Jardim Imperial Japonês, que conta com um lago de carpas. É possível andar por toda a sua extensão e observar os tipos diferentes de árvores, com mudas que vieram do Japão especialmente para serem plantadas no local.

Também é possível visitar a Casa de Chá e fazer refeições no restaurante do parque, que serve comidas típicas do Japão. 

A entrada é gratuita, mas dentro do parque é possível comprar lembrancinhas em uma loja localizada na entrada. 

Parque do Japão - Rua Tulipa, Parque Industrial. Foto: Divulgação

Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão)

Se você gosta de fazer piqueniques no final de semana com a família e os amigos, o parque Alfredo Werner Nyfeller, também conhecido como “Buracão”, é o lugar ideal.

No parque, há um grande lago artificial rodeado por uma área verde, com gramados e árvores que oferecem bastante sombra. Também é possível fazer caminhadas nas pistas envolta do parque e brincar no parquinho do local com as crianças.

Parque Alfredo Werner Nyfeller - Rua Bogotá, Vila Morangueira. Foto: Reprodução/Maringá Mais

Bosque das Grevíleas 

O Bosque das Grevíleas faz jus ao seu nome. No local, estão plantadas centenas de árvores da espécie. Além disso, o bosque é reconhecido pelas diversas Buganvílias — também conhecidas como Primaveras — plantadas em seu entorno. 

Por lá, é possível fazer exercícios físicos como caminhadas e andar de bicicleta. 

Bosque das Grevíleas - Praça Pio XII, Zona 5. Foto: Divulgação

Parque das Palmeiras

O Parque das Palmeiras é uma reserva florestal que conta com pistas de caminhada, aparelhos para a prática de exercícios e espaços para lazer, com bancos e mesas. Na praça localizada no exterior do parque também está localizada a Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida da Cunha Soares, que frequentemente promove atividades para a comunidade, como contação de histórias, oficinas e exposições.

Em setembro de 2021, um incêndio destruiu parte do parque. Como parte do plano de recuperação da reserva, no começo deste ano, uma ação de reflorestamento promovida pela Prefeitura de Maringá realizou o plantio de 1100 mudas de árvores no local.

Parque das Palmeiras - Avenida São Judas Tadeu, Jardim Vitória. Foto: Divulgação
Maringa.Com por Vanessa Santa Rosa