ASTRONOMIA

Eclipse lunar total do dia 16 de maio será visível em todo o Brasil

Sol, Terra e Lua se alinharão e fenômeno astronômico poderá ser visto de todas as regiões do Brasil

Eclipse lunar total do dia 16 de maio será visível em todo o Brasil
O fenômeno terá início a partir das 22h30 do dia 15 com ápice previsto para 1h10 do dia 16. - Foto: Marcos Serra Lima/g1

Previsto para a madrugada do dia 15 para 16 de maio, ao longo da noite será possível avistar a lua desaparecendo lentamente enquanto se alinha com o Sol e a Terra. O eclipse lunar total será visível em todo o Brasil.

O fenômeno terá início a partir das 22h30 do dia 15 com ápice previsto para 1h10 do dia 16. Com a cobertura total do satélite natural da Terra, a Lua ficará com uma coloração avermelhada. 

A coloração avermelhada da Lua se dá devido à sombra da Terra e a luz atravessar toda a poeira e as nuvens terrestres. Este posicionamento provoca a cor vermelha em um efeito conhecido como Dispersão de Rayleigh. 

CHUVA DE METEOROS — Os fenômenos astronômicos seguem a todo vapor neste mês de maio. Com início no dia 21 de abril, a chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge seu ápice na madrugada do dia 6 de maio, tornando-se visível em todos os observatórios brasileiros. 

A chuva acontece pois a Terra atravessa uma das partes mais densas da trilha de detritos deixada pelo cometa Halley e é possível avistar até 40 meteoros por hora.

A visibilidade será melhor nas áreas próximas à linha do Equador, mas todas as regiões poderão avistar o fenômeno dependendo da baixa luminosidade artificial e boas condições climáticas do lugar. A chuva de meteoros segue até o dia 12 de maio, com menos intensidade.

Maringa.Com