CULTURA

Estão abertas as incrições para oficinas de arte drag em Maringá

Ministrado por dois grandes nomes das festas paulistanas, Ginger Moon e Dom Valentim, a oficina abordará técnicas de maquiagem, enchimento e perucaria

Estão abertas as incrições para oficinas de arte drag em Maringá
Projeto faz parte do processo de estudo do espetáculo "Más Monas", que será lançado em julho. - Foto: Ilustrativo/Freepik

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Más Monas, organizado pelo Coletivo Transformista Haus of X e viabilizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti. Serão oferecidas três oficinas gratuitas: perucaria, padding (enchimento) e maquiagem drag, técnicas fundamentais para quem vivencia o campo artístico do transformismo. 

Cada uma das oficinas possui 15 vagas, que serão preenchidas após uma seleção a partir da carta de intenção. Clique aqui para se inscrever.

Os responsáveis pelas oficinas são a Drag Queen Ginger Moon e o Drag King Don Valentim, ambos com reconhecida atuação na cena paulistana. As ações acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril e 1º de maio e fazem parte do processo de estudo e montagem do espetáculo teatral "Más Monas", previsto para estrear em julho.  

"Ao trazer essas oficinas buscamos, ao mesmo tempo em que aprofundamos os estudos da equipe, introduzir o público no universo da arte drag, afinal, este será o universo que estrutura todo o espetáculo. Isso em nada impede que pessoas que não pratiquem drag façam as oficinas, pois elas proporcionam bases sólidas de práticas que podem ser deslocadas para outras áreas e contextos", explica o produtor, Leonardo Fabiano.   

GINGER MOON — Bacharel e licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, Ginger Moon atua como drag queen burlesca. Sua pesquisa com "draglesque" começou em 2015 e seu nome cresceu rapidamente na noite paulistana. 

Foto: Divulgação

Foi performer nas principais festas drags de São Paulo, ministrou um curso de performance na Escola Nacional Florestan Fernandes (2018-2019) e na Casa Florescer (2019), além de participar de um episódio do programa "Nasce Uma Rainha" da Netflix como especialista (2020). 

Atualmente estuda costura e modelagem com Maldita Hammer, figurinista renomada, e caracterização e perucaria na "Oficina da Malonna", um dos maiores nomes da perucaria no Brasil. 

DON VALENTIM — Atuante na cena drag paulistana desde 2017, o drag king Don Valentim realiza diversos trabalhos com performance, maquiagem e hostess, mesclando a estética drag com as linguagens do circo, burlesco e artes visuais, sua formação acadêmica. 

Foto: Divulgação

Já atuou como performer em diversas festas e eventos, participou de publicações de mídias digitais e impressas, como a Universal UOL (2018), o documentário "Inadequadxs" (2018) e o podcast Dragnóstico (2019). Realizou oficinas de maquiagem drag em eventos como o Expectadivas, no Centro Cultural do Grajaú (2018 e 2019) e na Faculdade Paulista de Artes (2018). Participou do filme média metragem "Candombá", no qual foi um dos personagens. 

Durante a pandemia participou de edições online de eventos como a Gincana Drag, no instagram do Teatro Alfredo Mesquita, da Noite Burlesca (2020) e do Festival Yes, Nós Temos Burlesco (2021). 

SOBRE O PROJETO — "Más Monas" é o mais recente projeto do Coletivo Transformista Haus of X. A proposta é criar um espetáculo de temática transformista para trazer questões ligadas às memórias afetivas da infância de artistas queer como forma de enfrentamento ao estigma e à opressão. 

O elenco é formado por Leonardo Fabiano, Lua Lamberti e Maicon Vaccaro, com direção e dramaturgia de Lua Lamberti, coreografias e produção de Leonardo Fabiano.

Programação das oficinas: 

  • Oficina de Perucaria

Ministrante: Ginger Moon 

Dias 25 e 26 de abril das 18h30 às 20h30 

Número de vagas: 15 

Objetivos: mostrar os cuidados básicos com os tipos mais comuns de perucas encontradas no mercado, bem como a diferença entre cada uma e suas especificidades. Será demonstrado como higienizá-las adequadamente, materiais necessários, técnicas para prendê-las, noções básicas de modelagem e finalização de penteado. Sugerimos levar sua peruca, porém não é obrigatório. 

  • Oficina de PADDING (Enchimento) 

Ministrantes: Don Valentim e Ginger Moon  

Dias 27 e 28 de abril das 18h30 às 20h30 

Número de vagas: 15 

Objetivos: Apresentar noções básicas de remodelação corporal por meio de enchimento de espuma esculpida. Demonstrar as várias possibilidades de silhueta e técnicas para chegar a tais resultados, bem como suas utilizações. Não é necessário levar material.

  • Oficina de Maquiagem Drag

Ministrantes: Don Valentim e Ginger Moon 

Dia 1º de maio das 15h às 20h 

Número de vagas: 15 

Objetivos: demonstrar aos participantes o processo de maquiagem de cada professor, bem como as técnicas aprimoradas ao longo de suas trajetórias como drags, trazendo noções básicas de maquiagem, utilização de materiais, cuidados com a pele e processos criativos. Levar materiais de maquiagem.

2 Coelhos Comunicação e Cultura