ALERTA

“Peças de valor inestimável”: Memorial Kimura, sítio histórico de Maringá, tem acervo furtado

O furto aconteceu nesta segunda-feira (28) e diversos itens históricos foram levados

“Peças de valor inestimável”: Memorial Kimura, sítio histórico de Maringá, tem acervo furtado
Sítio possui desde materiais arqueológicos de ocupações pré-históricas, até utensílios agrícolas e domésticos do período do café. - Foto: Divulgação

Através das redes sociais, a administração do Memorial Kimura, localizado no distrito de Floriano, informou que o sítio foi invadido e peças do acervo histórico foram levadas. De acordo com informações da família Kimura, ainda não foi possível contabilizar a quantidade de objetos furtados, mas os objetos faltantes nas coleções do acervo são "peças de valor inestimável”. 

Foto: Divulgação

Rosangela Kimura destaca a importância em divulgar o furto, para preservar outros ambientes históricos da cidade. “Até mesmo para educar, uma vez que, trata-se de material histórico que é patrimônio não só da família, mas de toda a região!”, afirma.

O Boletim de Ocorrência já foi registrado e os responsáveis pelo Memorial também já notificaram a Secretaria de Cultura de Maringá, pois o sítio faz parte da cultura local e possui acervo valioso sobre a história do cultivo de café e a agricultura familiar da região.

Foto: Divulgação

Confira a nota completa divulgada nas redes sociais do Memorial Kimura: 

Queridas(os) amigas e amigos: 

Vimos informar que, lamentavelmente, o Memorial Kimura foi vítima de furto no dia 28 de março. 

Desapareceram objetos de algumas coleções e essas peças são de valor inestimável para nosso acervo.

Registramos um Boletim de Ocorrência e notificamos a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá. Outras medidas cabíveis estão sendo tomadas a fim de preservar e proteger o Memorial, que é um patrimônio da família Kimura e de nossa região.

Gostaríamos de pedir, por favor, que divulguem essa notícia.

Agradecemos desde já toda a ajuda. Fiquem com nosso abraço afetuoso! 

Família Kimura.

MEMORIAL KIMURA — Localizado no distrito de Floriano, no Sítio Kimura, o Memorial apresenta toda a história da família com o cultivo de café e a vida agrícola. No acervo das exposições é possível encontrar materiais arqueológicos de ocupações pré-históricas da região, edificações e utensílios agrícolas e domésticos do período do café. Todos os itens foram reunidos, preservados e organizados pela família Kimura por décadas.

Além da história local, o Memorial também exalta a história da família, vinda de Nagasaki, no Japão, para o Brasil, em São Paulo e, enfim, sua chegada ao Norte do Paraná através do café.

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento