SERVIÇO

Spam telefônico: Saiba como bloquear ligações de telemarketing no seu celular

Responsáveis por tirar a paciência de grande parte dos brasileiros, o spam telefônico pode ser evitado; veja o passo a passo de como se livrar deste incômodo

Spam telefônico: Saiba como bloquear ligações de telemarketing no seu celular
- Foto: Shutterstock

Os spams telefônicos, ou ligações de telemarketing, são um incômodo muito presente na vida dos brasileiros. De acordo com dados coletados pelo aplicativo de identificação de chamadas Truecaller, o Brasil é o país líder no ranking deste tipo de chamada, uma posição difícil de ser superada, já que os brasileiros recebem cerca de 32 ligações spam por mês e, o segundo lugar do ranking, o Peru, registra apenas 18 ligações mensais por usuário. 

Invicto por quatro anos, os índices registrados no país já foram piores. Como é o caso de 2020, quando cada usuário recebia em média 49 spams telefônicos por mês. De um ano para outro, apesar de ainda ser um número expressivo, o índice de redução das chamadas foi de 34%. 

Referente à natureza das ligações, as mais comuns são as de serviços financeiros (44%), seguidas das de serviços de venda (39%)tentativas de golpes (16%). Abaixo, confira o ranking de países que mais recebem spam telefônico no mundo:

  1. Brasil
  2. Peru
  3. Ucrânia
  4. índia
  5. México
  6. Indonésia
  7. Chile
  8. Vietnã
  9. África do Sul
  10. Rússia
  11. Colômbia
  12. Espanha
  13. Equador
  14. Turquia
  15. Itália
  16. Honduras
  17. Costa Rica
  18. Grécia
  19. Emirados Árabes
  20. Estados Unidos

Como bloquear ligações indesejadas? — A primeira, e mais radical, maneira de bloquear chamadas de spam é proibir que seu celular receba ligações de qualquer número desconhecido, ou seja, números que não estão salvos na sua lista de contato. Apesar de eficiente, esta alternativa pode atrapalhar o contato de pessoas importantes ou até mesmo de oportunidades de emprego. 

Bloquear ligações de todos os números desconhecidos:

  • Iphone: basta acessar “Ajustes”, ir na opção “Telefone” e selecionar a opção “Silenciar desconhecidos”;
  • Android: acesse “Telefone” e vá até “Configurações”, depois disso, clique em “Números bloqueados” e selecione “Desconhecidos”.

Outra forma de evitar ligações de telemarketing pelo próprio celular é bloquear os números que insistem em ligar o tempo todo. Com a frequência de chamadas, alguns usuários decoram os números de spam e o celular emite um alerta para tais números automaticamente, por isso, é possível bloquear números específicos e evitar o incômodo. No entanto, é possível que novos telefones entrem em contato, mas basta bloqueá-los também.

Além disso, desde o dia 10 de março todas as operadoras devem utilizar o prefixo 0303 para identificar ligações de telemarketing feitas por aparelhos celulares.

Bloquear números de spam individualmente:

  • Iphone ou Android: selecione o número de telefone do spam e procure pela opção “Bloquear telefone”, geralmente presente nos “três pontinhos” do menu ou nas opções ao selecionar o número.

Também é possível bloquear as ligações spam diretamente pela Anatel, no site naomepertube.com.br. Através de um simples cadastro é possível cessar as ligações de telemarketing e dizer adeus aos indesejados spams em até 30 dias.

Bloquear números diretamente pela Anatel:

  • Primeiramente, é necessário realizar o cadastro na plataforma Não Me Pertube;
Reprodução/Não Me Pertube
  • Realize o login e, na sua página, selecione “Novo bloqueio”;
  • Insira seu telefone e selecione às empresas que não deseja mais receber ligações, há uma listagem com todas às registradas na Anatel;
  • Valide a solicitação com o código enviado por SMS e, em até 30 dias, estará livre dos spams.
Maringa.Com por Gabrielle Nascimento