Você sabe o que é greidista? Ministério do Trabalho reconhece 22 novas profissões brasileiras
Skatista, greidista, obstetriz, oficial de proteção de dados e técnico em dependência química são algumas profissões que agora fazem parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)
Nesta terça-feira (15) o Ministério do Trabalho e Previdência reconheceu 22 novas profissões no Brasil. As ocupações variam desde skatista, obstetriz e sommelier a até técnico em dependência química. Agora o país possui, ao todo, 2.269 titulações registradas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Especialistas no setor trabalhista destacam que a inclusão é importante para assegurar direitos a estes profissionais. “Um trabalhador que tem sua ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho pode identificar mais facilmente direitos decorrentes do exercício profissional, como o próprio reconhecimento do vínculo de emprego”, afirma o advogado Sérgio Batalha em entrevista ao Extra.
A justificativa do Ministério para a inclusão das novas profissões são os avanços tecnológicos e as novas demandas sociais, como é o caso, por exemplo, do analista de e-commerce, oficial de proteção de dados e skatista profissional.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Greidista foi uma das novas ocupações registradas. Muitos não sabem, mas este título se refere ao profissional responsável pela terraplanagem de uma construção. De acordo com o site Catho, o greidista “realiza cálculo de material a ser usado em terraplanagem, orienta e acompanha trabalho de corte e aterro, nivelamento e compactação de pistas e verifica estacas e marcações”.
Outra profissão que despertou curiosidade foi o obstetriz, que muitos acreditam ser o mesmo que obstreta. Conforme a definição do Brasil Escola, o obstetra é um profissional da área de enfermagem especialista em reprodução humana e o obstetriz é responsável pelo acompanhamento pré-natal e pós-parto, especialista no “ciclo grávidico-puerperal”. Ambos são destinados ao atendimento de mulheres grávidas, mas com propósitos diferentes.
Confira a lista completa de todas as novas ocupações registradas pelo CBO:
- Analista de e-commerce
- Condutor de turismo náutico
- Controlador de acesso
- Engenheiro de energia
- Engenheiro biomédico
- Engenheiro têxtil
- Estampador de placa de identificação de veículos (PIV)
- Guarda portuário
- Greidista
- Inspetor de qualidade dimensional
- Obstetriz
- Oficial de proteção de dados (DPO)
- Operador de manutenção e recarga de extintores de incêndio
- Operador de usina de asfalto
- Perito judicial
- Policial penal
- Profissional de organização
- Skatista profissional
- Somelier
- Técnico em agente comunitário de saúde
- Tecnólogo em agronegócio
- Técnico em dependência química