TEATRO

Projeto 'Criança em Cena' abre matrículas para aulas de teatro gratuitas

Ao todo serão 100 alunos divididos em quatro turmas que seguem em aulas entre abril e novembro

Projeto 'Criança em Cena' abre matrículas para aulas de teatro gratuitas
Este ano as aulas acontecem no Arena das Artes (quatro turmas) e no Anpacin - Colégio Bilíngue para surdos de Maringá (uma turma). - Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (4), estão abertas as matrículas para participar da quinta edição do projeto "Criança em cena", promovido pela Forféu Atividades Artísticas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Quatro professores serão responsáveis pelas oficinas gratuitas de iniciação teatral, que disponibilizam um total de 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As aulas começam dia 4 de abril e seguem até novembro, culminando em montagens teatrais e uma mostra cultural aberta ao público.  

Este ano as aulas acontecem no Arena das Artes (quatro turmas) e no Anpacin - Colégio Bilíngue para surdos de Maringá (uma turma), ministradas por Andresa Viotti, Fernando Ponce, Isabela Gomes e Renan Gustavo. A proposta é oferecer aos alunos o teatro como ferramenta para colocar em ação seus jogos e sua criatividade. 

Serão trabalhados diversos temas e elementos da cultura brasileira e dentre eles é escolhido aquele com que a turma mais se identificou para montar o espetáculo de encerramento, que terá uma apresentação aberta ao público, utilizando todos os recursos presentes no teatro, como trilha sonora, figurinos, maquiagem, cenários e iluminação. 

O PROJETO —  Ao longo de cinco anos, o Criança em Cena já atendeu cerca de 300 alunos em Maringá, distrito de Iguatemi e Sarandi e vem colhendo frutos. A estudante Juliana Nathalia dos Santos, 17, é um exemplo de vida transformada. "Mudou meus pensamentos, meus objetivos, fiz novas amizades, me desenvolvi bem mais para falar com as pessoas, tirou minha insegurança, me deixou muito mais desenvolvida para públicos", conta.  

Juliana entrou na oficina aos 10 anos de idade e só saiu aos 15 porque, devido à pandemia, em 2020 o projeto foi adaptado para o formato online e nem todos os alunos conseguiram continuar. No ano passado as aulas não aconteceram e somente este ano o projeto está retomando seu formato original, para alegria dos organizadores.  

"Ficamos preocupados com a continuidade do projeto, em como nossos alunos estavam nesse período de pausa, porque o atendimento online acaba limitando a participação de algumas crianças.  Agora retomaremos as aulas presenciais eufóricos, apesar de ter um certo temor por não saber de que forma a pandemia afetou as crianças", comenta o coordenador do projeto, Alan Gaitarosso.  

Para se inscrever é necessário acessar o site www.arenadasartes.com.br e depois um dos responsáveis pelo aluno precisa ir até o Arena das Artes para finalizar a matrícula. O Arena fica na Av. Deputado José Alves dos Santos, 4367, Jd. Brasil. 

Não há taxa de inscrição ou mensalidades, mas as vagas são limitadas e a seleção dos alunos seguirá critérios especificados no Regulamento de Participação disponível no site. 

2 Coelhos Comunicação e Cultura