BANCO

Após pane Itaú recupera sistema com normalização gradual

Com o problema muitas pessoas ficaram sem saldo, tiveram saques não identificados, o retorno de pagamentos e até inacessibilidade pelo caixa eletrônico

Após pane Itaú recupera sistema com normalização gradual
"O problema aconteceu por um atraso no processamento de dados, gerando uma necessidade de reprocessamento", informou o Itaú em resposta a um usuário no Twitter. - Foto: Vanessa Ataliba/Zimel Press/Folhapress

O Itaú anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (3) que o site e o app voltaram a funcionar após o sistema ter tido problemas ao longo do dia. .

Contudo, vários usuários ainda alegam que o acesso ainda é instável. 

"Pode demorar alguns minutos para a atualização estar completa. O sistema está voltando aos poucos. Nossa sugestão é atualizar o app e aguardar normalizar dentro dos próximos instantes. Agradecemos sua compreensão!", diz um comunicado do Itaú, ressaltando que a normalização é gradual. 

O banco, que possui mais de 56 milhões de correntistas, estendeu o horário para pagamentos via TED, até às 18h15, Pix até meia-noite.

Contudo, o Itaú aponta que não foram todos os correntistas afetados. O banco ainda ressaltou que o saldo correto deve ser reestabelecido. 

"O problema aconteceu por um atraso no processamento de dados, gerando uma necessidade de reprocessamento", informou o Itaú em resposta a um usuário no Twitter.

ITAÚ É NOTIFICADO PELO PROCON — O Itaú deverá esclarecer tudo o que aconteceu ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) até o dia 7 de março.

O banco deverá discorrer quando diagnosticou o problema, quais providências e protocolos de segurança foram tomados e se houve qualquer tipo de comprometimento dos dados da empresa ou informações dos clientes.

De acordo com o banco, a pane afetou a demonstração do extrato e o saldo das contas correntes.

Paraná Portal