DENGUE

Altas temperaturas com pancadas de chuva acende alerta sobre dengue

A dengue possui sintomas que são comuns a outras doenças e por isso merece atenção redobrada

Altas temperaturas com pancadas de chuva acende alerta sobre dengue
Na cidade, o índice médio de infestação é de 2,4%. - Foto: Divulgação

Maringá está com risco médio de infestação da dengue, de acordo com o primeiro Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Na cidade, o índice médio de infestação é de 2,4%. A região do Jardim Alvorada I é a que registra o maior índice: 4,9%.

A temporada de chuvas e altas temperaturas dos meses de fevereiro e março é propícia para a proliferação do mosquito da dengue e acende o alerta sobre a doença, que é perigosa. A dengue é uma doença com um leque de sintomas bastante amplo, desde sintomas leves de mal-estar geral até a alterações nas plaquetas e, portanto, na coagulação do sangue, é o que afirma a diretora médica do São Camilo, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Maringá, Myrna Campagnoli. 

"Não podemos subestimar a dengue. Existe o risco de sangramentos externos e internos, podendo causar danos neurológicos e até a morte. Os riscos aumentam caso o paciente contraia dengue mais de uma vez", afirma a doutora. Dessa forma, é importante ficar atento aos sintomas e ao diagnóstico rápido e correto.

SINTOMAS — A dengue possui sintomas que são comuns a outras doenças e por isso merece atenção redobrada. Os principais são: febre, dor de cabeça, mal-estar e vermelhidão no corpo. Segundo a diretora médica, o diagnóstico preciso da dengue é importante porque é uma doença que necessita de cuidados, por vezes internamento hospitalar, e que pode causar complicações.

"A dengue pode iniciar com sintomas leves e comuns, entretanto, a evolução em algumas pessoas pode ser rápida", explica a médica. Segundo a Dra. Myrna, "o diagnóstico rápido permite o acompanhamento e o uso correto de medicamentos caso haja uma evolução clínica que não seja favorável", afirma.

O São Camilo oferece diferentes testes para detecção da dengue. Os testes são divididos entre virêmicos e não-virêmicos.

  • Teste virêmico: deve ser realizado em até sete dias após o início dos sintomas. Possui maior especificidade para diagnóstico precoce.
  • Teste não-virêmico (convalescência): utilizado para diagnóstico tardio ou confirmação da doença. Utiliza os métodos de sorologia IgM (detectável por 3 a 6 meses) e sorologia IgG (detectável para sempre).

Medidas simples podem ser tomadas para prevenir o surgimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Os principais são:

  • Eliminar focos de água parada como pneus, garrafas pets abertas, calhas sujas, etc...
  • Se proteger contra picadas de mosquitos com o uso de repelentes e inseticidas
  • Na presença de sinais e sintomas, procurar um médico de confiança para o diagnóstico adequado.
Laboratório São Camilo