Jovem paranaense é selecionado para participar da Brazil Conference 2022, em Boston
Marcos Vinícius é de Paranacity, a 75 km de Maringá, e um dos dois escolhidos do sul do Brasil para o evento, que seleciona figuras notáveis da juventude do país para a conferência

Quando participou do Parlamento Jovem Brasileiro, em 2017, Marcos Vinicius Soler Baldasi não imaginava que aquela experiência, e o convívio com jovens de outras partes do Brasil, despertaria nele um interesse por projetos sociais que, até então, estava adormecido.
Junto com outros colegas conhecidos durante o Parlamento Jovem, o estudante de direito de 21 anos cofundou o Vem Ser Protagonista, uma organização sem fins lucrativos que auxilia jovens a se perceberem como agentes de transformação do lugar onde vivem. Por meio de mentorias, os integrantes do projeto dão apoio para que outros jovens desenvolvam liderança, oratória e a capacidade de desenvolver projetos que possam causar impacto na comunidade onde vivem.
A partir de sua experiência com o protagonismo juvenil, Marcos se inscreveu pela primeira vez para a Brazil Conference em 2020. “Eu conheci a conferência por meio das redes sociais. Me inscrevi, fui um dos finalistas e cheguei a participar do programa ‘Mais Conexões’”. Um ano depois, ele se inscreveu novamente, esperando ser selecionado para participar do evento em Boston, nos EUA. Depois de um longo processo seletivo, os dez embaixadores da conferência foram escolhidos e Marcos é o representante da região sul do Brasil, ao lado de Muriel Krohn, do Rio Grande do Sul.
BRAZIL CONFERENCE — O evento realizado anualmente pela comunidade de estudantes brasileiros em Harvard e no MIT foi criado em 2015. Devido à pandemia de coronavírus, as edições mais recentes foram realizadas de maneira remota. Mas, em 2022, a conferência retorna com as palestras presenciais nos dias 9 e 10 de abril, em Boston.
Segundo o site da Brazil Conference, o evento tem "a missão de estabelecer um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do nosso país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas do maior número de brasileiros”. O objetivo é levar jovens de destaque nas mais diversas iniciativas para promover o encontro de representantes da diversidade brasileira com lideranças notáveis do país
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
Os temas discutidos abrangem desde a política, até questões relacionadas à cultura, e os palestrantes escolhidos para debater os assuntos são variados. Já passaram pelo evento figuras como Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Hamilton Mourão, Tite, Anitta, João Doria, Luciano Huck e Djamila Ribeiro.
GRANDE OPORTUNIDADE — Para Marcos, a experiência de fazer parte de um evento como esse — e o contato com figuras públicas de grande destaque — contribui para a sua compreensão a respeito do país onde vive. “Discutir as necessidades, as mazelas do interior, das periferias do nosso Brasil como um todo e olhar para esses brasileiros, quais são suas reais necessidades — e o que as grandes personalidades que fazem parte das palestras podem fazer em prol de melhores condições de vida, de um desenvolvimento sustentável, pela comunidade — é essencial”, afirma o jovem.
O estudante do quinto ano de direito, que deseja atuar na área do terceiro setor, com organizações da sociedade civil, espera discutir como a juventude pode ser impactada por projetos sociais. Segundo Marcos, todos os aprendizados adquiridos durante a conferência poderão servir de impulso para que novas iniciativas sejam aplicadas na comunidade em que vive.
Além do Vem Ser Protagonista, a equipe que coordena a organização criou o Legisla Jovem em 2021, uma iniciativa que busca dar destaque a projetos de lei criados pela juventude. “A nossa ideia é divulgar esses projetos para que deputados, vereadores e prefeitos possam ter acesso a essas ideias e colocar as propostas em prática e, inclusive, já tivemos dois projetos de leis apresentados por deputados federais na Câmara”, declara.
As expectativas estão altas para abril, quando Marcos, que mora em Paranacity, cidade de 11 mil habitantes a 77 km de Maringá, embarca para uma viagem em que espera descobrir ainda mais sobre a realidade do lugar onde vive. “As minhas principais expectativas são poder conhecer pessoas, grandes nomes de nosso país, que trabalham em áreas de impacto social em comum e que, juntos, possamos pensar e discutir políticas públicas para o desenvolvimento do Brasil”, completa.