CORONAVÍRUS

Novo decreto determina que laboratórios e farmácias emitam comunicado de isolamento domiciliar

O objetivo é diminuir o número o fluxo de pessoas nas Unidades Saúde e medida para limitar a transmissão do vírus

Novo decreto determina que laboratórios e farmácias emitam comunicado de isolamento domiciliar
O resultado e o comunicado de isolamento devem ser emitidos em um único documento. - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maringá publicou nesta terça-feira (25), o decreto 122/2022 estabelecendo que laboratórios clínicos, farmácias e drogarias emitam comunicado de isolamento domiciliar de sete dias para pessoas que apresentem resultado positivo para covid-19 ou influenza e não precise de atendimento médico.

O objetivo é diminuir o número o fluxo de pessoas nas Unidades Saúde e medida para limitar a transmissão do vírus. O resultado e o comunicado de isolamento devem ser emitidos em um único documento.

O laudo substitui a necessidade de atestado para afastamento no trabalho e quaisquer outros fins. Em casos de sintomas graves ou necessidade de atendimento médico, a pessoa positivada deve procurar uma unidade de saúde.

O comunicado deve ser emitido por profissionais clínicos responsáveis pela emissão de laudos laboratoriais ou responsável técnico do estabelecimento e farmacêuticos que fazem a emissão do resultado. 

O laudo de isolamento deverá ser padronizado. O modelo estará disponível em anexo no decreto. Clique aqui e confira neste link.

Prefeitura de Maringá