FLIM

Livro infantojuvenil baseado em trágica história maringaense é lançado na FLIM

A história de Clodimar Pedrosa Lô faz parte da vida do autor Alexandre Penha desde sua infância e, agora, ele a apresenta para uma nova geração

Livro infantojuvenil baseado em trágica história maringaense é lançado na FLIM
Alexandre é professor e, depois de perceber que seus alunos não sabiam sobre os acontecimentos da vida de Clodimar, decidiu escrever “O Menino da Foto” em uma linguagem com a qual os jovens poderiam se familiarizar. - Foto: Vanessa Santa Rosa/Maringa.Com

Um dos lançamentos desta quinta-feira (8) na FLIM foi a narrativa baseada em fatos reais, “O Menino da Foto”, do escritor Alexandre Penha. A história gira em torno de Clodimar Pedrosa, um menino que saiu de sua cidade natal no Nordeste brasileiro para tentar a sorte e morar no sul do país nos anos 60. Ao chegar em Maringá, seu tio conseguiu um emprego em um hotel da cidade, mas a história de Clodimar encontra um fim trágico após uma acusação de roubo, feita por um hóspede.  

“Eu sou nascido e criado em Maringá e sempre soube dessa história. Quando eu era criança minha avó me levava até ao cemitério e, na época de finados, o túmulo do Clodimar Pedrosa era o mais visitado, então havia uma memória afetiva de conhecer essa história”, explica o autor.

Alexandre é professor e, depois de perceber que seus alunos não sabiam sobre os acontecimentos da vida de Clodimar, decidiu escrever “O Menino da Foto” em uma linguagem com a qual os jovens poderiam se familiarizar. “A perspectiva do livro é contar a história tentando utilizar elementos contemporâneos como QR code, Instagram, Whatsapp, para que gerasse um engajamento mais forte com esse público jovem”, afirma.

O enredo do livro é contado alternando uma conversa no WhatsApp entre dois amigos, que se liga à narrativa. A interação fica por conta dos QR codes, que levam a imagens e outros materiais selecionados para complementar os detalhes e envolver os jovens à história.

A FLIM deu a Alexandre a oportunidade de estar em contato com as dezenas de alunos que visitam o espaço de lançamentos literários durante os dias do evento. Para o escritor, estar próximo dos adolescentes é essencial para a criação de um vínculo que estimula a leitura. “O contato com o autor e com o livro, gera experiências que vão sendo acumuladas e isso pode reverberar justamente no que nos interessa, formar público leitor”, completa. 

No entanto, esse não foi o primeiro contato direto que Alexandre teve com o seu público-alvo, desde o lançamento. Contemplado com o prêmio Aniceto Matti, o livro foi distribuído para jovens em escolas de diversas cidades da região. "Nós queremos ver e incentivar o público infantil juvenil a ler um livro de capa a capa", afirma o autor. 

FLIM 2021 - A programação da Flim segue a todo vapor. Nesta sexta-feira (10) novos títulos serão lançados além de bate-papo online e exposições artísticas. Clique aqui e confira a programação completa. 

Vanessa Santa Rosa/Maringa.Com