CORONAVÍRUS

Maringá atinge marca de 93% dos jovens entre 12 e 17 anos vacinados com a primeira dose

A porcentagem de vacinados na cidade é superior à média nacional

Maringá atinge marca de 93% dos jovens entre 12 e 17 anos vacinados com a primeira dose
Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, os avanços do plano de vacinação municipal se devem às boas condições da rede pública de saúde em Maringá. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Nesta quinta-feira (9) a Secretaria de Saúde divulgou o levantamento do Vacinômetro de Maringá apontando mais de 90% do público adolescente vacinado com a primeira dose. 

Apenas nesta quarta-feira (8), 131 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (59 adolescentes entre 12 e 17 anos), 1.010 pessoas com a 2ª dose (511 adolescentes entre 12 e 17 anos), e 360 pessoas com a 3ª dose.

Ao todo, conforme o Vacinômetro, Maringá tem 354.319 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. São 300.716 vacinados com a segunda dose + 9.542 com a dose única, totalizando 310.258 maringaenses imunizados.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, 92% da população adulta já recebeu a primeira dose e 85% do mesmo público já tomou a segunda dose ou dose única da vacina. Cerca de 45 mil adultos já tomaram a dose reforço. Referente ao público adolescente, com idades entre 12 e 17 anos, 93% já tomaram a primeira dose e 13% já receberam a segunda. 

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, os avanços do plano de vacinação municipal se devem às boas condições da rede pública de saúde em Maringá, ao preparo dos servidores, calendário eficiente e conscientização da população.

Segundo o sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos, existe uma relação entre bons índices de vacinação com municípios que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) satisfatório e também boa gestão pública. “Isso mostra que o melhor desempenho na vacinação tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza”, disse ele à Folha em junho deste ano.

“Não ficamos repetindo grupos prioritários. Fomos monitorando e vendo que dava para avançar logo na idade”, afirmou o prefeito de Maringá, em reportagem que ganhou destaque na capa do jornal Folha de S. Paulo.

O IDH de 0,808 de Maringá é considerado “muito alto” pelo IBGE e está acima da média latino-americana, um dos fatores que pesaram na hora de eleger o município como o melhor para se viver no País, conforme Ranking Macroplan 2021 com os 100 maiores municípios brasileiros.
 

Maringa.Com