FLIM

Passado e futuro da literatura estão presentes na Festa Literária Internacional de Maringá

m sua oitava edição, o evento acontece no Centro de Ação Cultural de Maringá, o CAC, com diversos estandes para vendas de livros, lançamentos, exposições, palestras e oficinas

Passado e futuro da literatura estão presentes na Festa Literária Internacional de Maringá
A Flim 2021 tem como tema "Memórias" e segue até domingo, 12 de dezembro. - Foto: Gabrielle Santos/Maringa.Com

Ontem, dia 8 de dezembro, teve início mais uma edição da Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM) e a programação, como sempre, capricha nas atrações a cada ano que passa. Em sua oitava edição, o evento acontece no Centro de Ação Cultural de Maringá, o CAC, com diversos estandes para vendas de livros, lançamentos, exposições, palestras e oficinas — algumas realizadas de forma online. 

Nas primeiras horas de Flim 2021, várias turmas de escolas municipais estavam presentes contemplando as atrações do dia. E não faltou o que fazer. Logo pela manhã houve apresentação sobre o primeiro livro de Maringá, “Terra Crua” (1961) escrito por Jorge Ferreira Duque Estrada, que foi tombado no dia 18 de agosto como Patrimônio Histórico Artístico Cultural. 

A produção conta um pouco sobre como foi a origem de Maringá e demais fatos relacionados à época. 

Foto: Gabrielle Santos/Maringa.Com
Foto: Gabrielle Santos/Maringa.Com

LIVRO INTERATIVO — Em contraste com o passado, no espaço de exposição para artistas independentes da cidade, estava um modelo de literatura do futuro. Desenvolvida pelas empreendedoras Luana Marcondes e Danielle Cicarelli, a iniciativa Eu Escolho! oferece uma experiência de leitura interativa ao público. 

Com duas histórias produzidas, ao ler o QRCode exposto na Flim, o leitor acessa um bate-papo no Whatsapp onde consegue escolher os rumos da história. Além de proporcionar uma experiência imersiva na narrativa, os usuários conseguem atingir cerca de 40 finais diferentes!

Segundo Danielle, a ideia partiu de sua sócia, Luana, que ao contar histórias todas às noites para a filha se deparava com a insatisfação da criança com os rumos da narrativa. “Era bem comum ela parar e falar ‘mãe, mas eu não quero que isso aconteça’ e então começou a perguntar o que ela queria que acontecesse. Surgiu a ideia e então ela me chamou pra fazer parte”, relata. 

Foto: Andye Iore/PMM

Ainda de acordo com Danielle, o projeto tem apenas um mês e pode ser aprimorado cada vez mais e mais produções serão disponibilizadas. Ficou curioso? Conheça o projeto Eu Escolho! através do Instagram @euescolho.livros.

Além dos livros independentes também há artistas gráficos com exposições no CAC. No próximo sábado (11), às 19 horas, no auditório do CAC, será realizado um debate sobre a produção de fanzines em Maringá. O jornalista Andye Iore e a poeta Ana Favorin falam sobre o primeiro fanzine da cidade e a produção atual, respectivamente. O debate de produção independente será mediado por Suelen Domingues. 

Clique aqui e confira a programação completa da Flim 2021, que segue até o dia 12 de dezembro. 

Gabrielle Santos/Maringa.Com