TRÂNSITO

Faixa de pedestre: campanha evolui no primeiro ano de atividades

Uma mobilização especial para estimular os condutores de veículos a respeitarem os pedestres durante a travessia nas faixas sinalizadas marcou nesta quinta-feira, dia 21, as atividades comemorativas ao primeiro ano de realização da campanha “Faixa: Eu Paro”.

Coordenadas pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) e entidades parceiras, as ações foram desenvolvidas nos horários de entrada e saída de estudantes das escolas e em outros pontos considerados críticos do trânsito maringaense.

“Neste primeiro aniversário e como segunda fase da campanha estamos implantando uma inovação para reforçar a travessia do pedestre nas faixas de segurança.

Trata-se da orientação para que o pedestre sinalize com a mão a sua intenção de atravessar a via”, observou o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, enquanto auxiliava voluntários e agentes de trânsito a distribuir folhetos explicativos.

Por meio da utilização do slogan “Pedestre: Dê uma Mãozinha para um Trânsito mais Seguro”, a segunda fase da campanha procura auxiliar o motorista a visualizar o pedestre, buscando garantir ainda mais a sua segurança.

Lançada em 21 de setembro do ano passado, a campanha “Faixa: Eu Paro” exigiu uma série de etapas para sua implantação.

Entre elas estiveram a readequação da sinalização existente, a motivação da sociedade para entender o seu verdadeiro objetivo e a importante participação da imprensa na divulgação da campanha.

“A partir das ações praticadas, verificou-se uma significativa redução tanto do número de atropelamentos como de óbitos nas faixas de segurança, além de a velocidade média dos veículos ter reduzido”, afirma Pignata.

Entre os resultados positivos apresentados nesse período de um ano de campanha está a ausência de registro de vítima fatal nos oito atropelamentos ocorridos.

Nos 62 locais com faixa sinalizada aconteceram 34 colisões de veículos.

Também fazendo parte da programação da Semana Nacional do Trânsito – que vai até a próxima segunda-feira (25) – as ações da campanha de conscientização para o respeito às faixa de segurança envolvem distribuição de folhetos e blitze educativas para pedestres e condutores de veículos, especialmente os motocilistas.

De acordo com estatísticas da Setran, Maringá possui uma frota de 164.971 veículos, e vem apresentando um crescimento anual de 7,5%.

As motos representam uma frota de 25.914, também apresentando um crescimento de 12,7%.

Em quatro anos a frota de motocicletas aumentou em 50%.

Nos primeiros nove meses deste ano foram registrados 4 mil acidentes de trânsito no município, com 48 pessoas mortas.

Desse total, os motociclistas e passageiros de motos representam 36% das vítimas fatais.

Mesmo assim, 2006 registra uma redução de 26% no número total de óbitos em acidentes urbanos, comparando aos anos de 2004 – quando ocorreram 85 mortes – e 2005, com 63 vítimas fatais.

"Esses números são resultantes de uma reestruturação do sistema de trânsito municipal, sendo responsável por esse quadro não só o órgão municipal mas todas as entidades que se envolveram na busca de soluções para o problema”, explica Pignata.

Entre os principais “parceiros do trânsito” ele cita o 4º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Conselho Comunitário de Segurança, Lions Club, Rotary Club, Centros de Formação de Condutores, Detran e Projeto Pense Bem, entre outras entidades.

Mais informações: 3221-8500 (Setran) / 3025-9647 e 3025-9609 (Conseg)

Pmm