CULTURA

Exposição maringaense aborda os sonhos através da fotografia, photoshop e muita cor

O projeto "Sonhante" conta com 25 imagens fotografadas e produzidas pela autora Esther Hall

Exposição maringaense aborda os sonhos através da fotografia, photoshop e muita cor
As imagens foram produzidas a partir de fotografias com modelos LGBTQIA+ e editadas no computador - Foto: Divulgação

Está em cartaz no Centro de Ação Cultural (CAC) a exposição “Sonhante”, de Esther Hall, 26 anos. Projeto de arte e fotografia foi contemplado no Prêmio Aniceto Matti e fica até 19 de novembro aberto para visitação pública gratuita. 

São 25 peças, “fotos com imagens vivas, carregadas nas cores com inspiração nos sonhos”, explica autora Esther Hall, que faz sua primeira exposição pública. E estreou da melhor forma. As imagens de “Sonhante” chamam a atenção pelas tonalidades, mas também fazem refletir. A autora conta que algumas obras levaram até três dias de minucioso trabalho de edição no computador até ficarem prontas e serem impressas. Quem se interessar em comprar, valores variam entre R$ 500 e R$ 3 mil.

As imagens foram produzidas a partir de fotografias com modelos LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) e editadas no computador com photoshop. “São obras para quem gosta ou não gosta de LGBTQIA+”, indica a autora. 

Esther Hall se assumiu como não binário em 2012 depois de sofrer muito como vítima de bullying. “A arte me ajudou a superar tudo isso”, comenta com um sorriso. Ela trabalhou bastante como fotógrafa comercial fazendo books até ter condição de realizar o sonho de atuar com arte. Também investiu na carreira de cantora drag gravando músicas autorais de pop Rap. E planeja outra exposição artística para 2022.

O secretário de Cultura, Victor Simião, ressalta a qualidade artística do trabalho de Esther Hall e frisa que os projetos são escolhidos por critérios técnicos de acordo com as normas dos editais. “Todos passam por uma avaliação séria de uma comissão técnica especializada”, diz.

Confira a programação da exposição Sonhante clicando aqui.

Maringa.Com