SAÚDE

Secretaria de Saúde de Maringá promove testagens rápidas em prol da conscientização sobre DSTs

A programação é em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, celebrado no último dia 19

Secretaria de Saúde de Maringá promove testagens rápidas em prol da conscientização sobre DSTs
A testagem será feita com foco no combate à sífilis, mas o teste também contemplará o diagnóstico de HIV, hepatite B e hepatite C. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Nesta sexta-feira (22), às 8 horas, a Secretaria de Saúde, realizará testagem rápida nos alunos da Uningá para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis (DST). A testagem será feita com foco no combate à sífilis, mas o teste também contemplará o diagnóstico de HIV, hepatite B e hepatite C. A ação será feita em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita celebrado dia 19 de outubro.

De acordo com dados do Ministério da Saúde referentes ao ano de 2020, a região Sul do país é a que mais apresenta casos de pessoas infectadas com a sífilis. O Paraná está entre os 11 estados com taxas de detecção superiores à taxa da média nacional, com 60,8 casos/100.000 habitantes, enquanto o Brasil registra 54,5 casos/100.000 habitantes.

O coordenador do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) de Maringá, Marcelo Silva, alerta para a importância da testagem rápida para prevenção da enfermidade e os cuidados com a infecção. “A sífilis é uma doença que não possui um grupo de risco, todos estamos expostos e podemos nos infectar. Além disso, ela é silenciosa e muitas vezes assintomática nos primeiros estágios. Por isso, é importante a testagem rápida e a descoberta do diagnóstico o quanto antes, para que se inicie o tratamento precoce e a quebra da transmissão da doença.”

Em Maringá, o CTA faz em média 500 testes por mês com atendimento todos os dias, das 7 às 16 horas, na UBS Policlínica Zona Sul. As demais UBS′s também fazem a testagem gratuita por meio de agendamento ou em casos graves com sintomas aparentes. O teste é feito com profissionais de saúde, sob sigilo, e o resultado é apresentado em apenas 15 minutos. 

Maringa.Com