CENSO

IBGE cancela processo seletivo com mais de 200 mil vagas para o Censo 2022

De acordo com nota oficial do órgão, outra empresa será responsável pela organização da seleção de recenseadores e agentes censitários

Foto de dois agentes do censo no portão de uma casa, uniformizados e sem máscaras. Foto retirada antes da pandemia.
Os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados e, nos canais oficiais do órgão, serão divulgados os procedimentos para devolução das taxas de inscrições já efetuadas. - Foto: Reprodução/Poder 360

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo do Censo 2022. De acordo com o órgão, outra seleção será realizada com outra empresa.

Em nota, o Cebraspe, empresa organizadora do processo seletivo simplificado, afirmou que o cenário apontava para esta “decisão consensual de não prorrogar o contrato”. 

Conforme informações do Poder 360, a empresa afirmou que “em decorrência da pandemia de covid-19, as condições estabelecidas há quase dois anos pelos documentos contratuais tornaram inviável a realização do certame na conjuntura atual”.

Os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados e, nos canais oficiais do órgão, serão divulgados os procedimentos para devolução das taxas de inscrições já efetuadas. 

Ao todo, o IBGE abriu 204 mil vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários em fevereiro, mas suspendeu o processo seletivo em abril devido ao adiamento do Censo. Previsto para 2020, o Censo Demográfico foi adiado devido à pandemia da Covid-19 e reduções do orçamento destinado para a pesquisa. 

Poder 360