CAPACITAÇÃO

Projeto "Cidadania nos Bairros" visa a capacitação de mais de 400 jovens e adultos até 2022

Projeto visa oferecer cursos de qualificação pelo Senai e Senac aos mais diversificados bairros de Maringá

Projeto "Cidadania nos Bairros" visa a capacitação de mais de 400 jovens e adultos até 2022
As inscrições para os cursos profissionalizantes a serem ofertados no “Cidadania nos Bairros” começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 25. - Foto: Divulgação/PMM

Conduzido pela Secretaria de Juventude e Cidadania, por meio da Gerência de Ações Voltadas à Cidadania, com participação das secretarias da Saúde, de Esportes e Lazer, Mulher, de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Procon e outras, será desenvolvido o programa “Cidadania nos Bairros” em Maringá. 

Com cursos de qualificação ofertados pelo Senai e Senac, atividades nas áreas de saúde e lazer, o intuito é que o projeto chegue a todos os bairros de Maringá. “O programa vai chegar a todos os bairros da cidade como uma forma de cuidar da saúde física e mental das pessoas e de contribuir para o aumento da empregabilidade, principalmente neste momento difícil do país, com a pandemia e aumento do desemprego”, frisa o secretário de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin.

As inscrições para os cursos profissionalizantes a serem ofertados no “Cidadania nos Bairros” começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 25. As ações começam no dia 13 de novembro. Outras ações a serem desenvolvidas serão divulgadas em breve. 

Os cursos de qualificação levam em conta as necessidades da população, levantadas a partir das demandas das empresas na Agência do Trabalhador e também pelo diálogo com associações de bairros. Os participantes serão selecionados de acordo com o cadastro nos CRAS de cada região. As ações serão realizadas em parceria com diversas associações e com as Paróquias do Jardim Alvorada e Jardim Olímpico. São cursos que terão entre 12 e 252 horas/aula. 

“Nosso objetivo é qualificar mais de 400 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, até o começo de 2022, e prepará-los para o mercado de trabalho”, ressalta Vera Lopes, Gerente de Ações Voltadas à Cidadania.

CURSOS - Pelo Senai, estão programados cursos voltados à gastronomia, mecânica de automóveis e motocicletas, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, operador de empilhadeira e de torno mecânico, revestimento cerâmico, soldador e desenvolvimento de website. Pelo Senac, cuidador de idoso, manicure e pedicure, barbeiro, depilação e assistente administrativo.

Prefeitura de Maringá