RANKING

Ranking aponta UEM como uma das melhores instituições de ensino do mundo

Foram avaliadas 1.650 universidades de 97 países e apenas 34 universidades brasileiras foram ranqueadas

Ranking aponta UEM como uma das melhores instituições de ensino do mundo
O ranking avalia todas as três missões principais da universidade: educação, pesquisa e impacto social. - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é destaque entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo pelo Ranking Internacional de Universidades de Moscou "As Três Missões Universitárias” (MosIUR) de 2020, classificando-se entre as 1.650 melhores universidades do mundo. A UEM ocupa a colocação entre 1.401 à 1.500 e está entre as 34 universidades brasileiras ranqueadas.

O Ranking avalia todas as três missões principais da universidade: educação, pesquisa e impacto social. Para 2020, um ano atípico, vários foram os indicadores que permitiram avaliar as mudanças na relação entre universidade e sociedade, entre eles o aumento do número de cursos on-line e redução da audiência da Internet de universidades de países atraentes para estudantes internacionais, sendo o primeiro ranking universitário do mundo a responder às mudanças na educação global devido à pandemia da Covid-19.

Segundo Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações, a metodologia utilizada pelo MosIUR inclui critérios que são largamente empregados em outros rankings universitários, como a quantidade de publicação, citação e quantidade de alunos internacionais. “Um critério novo empregado, e não muito convencional, é medir a quantidade de cursos ofertados em plataformas de ensino on-line, a avaliação da participação em redes sociais, transparência e clareza das informações disponibilizadas no website institucional e pesquisas pela universidade em sites de busca, como o Google”, explica Razza.

O Ranking é operado pela Associação de Avaliação, Ranking e Outros Criadores de Avaliações de Desempenho (ARM, na sigla em inglês) e avaliou universidades de 97 países.

Universidade Estadual de Maringá