INAUGURAÇÃO

Painel do Café é inaugurado no Teatro Calil Haddad de Maringá

O mural histórico composto por 848 azulejos foi restaurado num trabalho minucioso durante três anos e instalado no começo desse mês no Teatro Calil Haddad

Painel do Café é inaugurado no Teatro Calil Haddad de Maringá
O painel foi feito pelo artista plástico Waldemar Moral. - Foto: Divulgação

Hoje (30), às 15 horas, o prefeito de Maringá realiza a entrega oficial do Painel do Café. O mural histórico composto por 848 azulejos foi restaurado num trabalho minucioso durante três anos e instalado no começo desse mês no Teatro Calil Haddad.

“Esse é um momento histórico e de muita alegria com a participação de pioneiros da cidade. Pessoas que frequentaram o bar Colúmbia onde o painel foi colocado originalmente. Agora a população também poderá visitar a obra”, comenta o secretário de Cultura, Victor Simião. 

O painel foi feito pelo artista plástico Waldemar Moral. O dono do Bar Colúmbia era o empresário cerealista Américo Dias Ferraz, que foi prefeito de Maringá entre 1957 e 1960. O painel tem 7m95 de largura e 2m40 de altura. Cada azulejo tem 15 x 15 centímetros. A imagem é uma representação da colheita do café, cultura comum em diversas regiões do país na década de 1950. 

A empresa Forlight, de São Carlos, ganhou a licitação em 2017 e retirou as 848 peças do painel para restauração. Trabalho foi detalhado e cuidadoso para não perder a originalidade. 

Prefeitura de Maringá