CIDADE

Biblioteca comemora aniversário com atividades para a comunidade

A Biblioteca Pública Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto completou 43 anos de fundação neste mês e para comemorar, a Secretaria de Cultura - Gerência de Promoção da Leitura, promoveu um ciclo de palestras sobre eleições.

Neste período, a biblioteca também está fazendo uma exposição com livros e revistas sobre o assunto e vários orientações à população sobre política.

A comunidade pode responder as perguntas e registrar a opinião em um mural fixado no local.

A biblioteca também promove outras atividades para toda a comunidade.

Os clubes de leitura para adultos e crianças são realizadas mensalmente.

“A proposta é reunir as pessoas que gostam de ler para trocar idéias e despertar o gosto pela leitura”, afirma a gerente de promoção da leitura, Fernanda Mecking.

Nos clubinhos as crianças lêem durante dois meses, livros do mesmo autor e discutem sobre as histórias.

Também participam de brincadeiras, se caracterizam como personagens e ainda fazem atividades de pintura e contam histórias.

Nos quatro meses de funcionamento já compareceram 573 pessoas nos clubes de leitura.

Além dessas atividades, também é realizado o projeto “Horas de História”, que normalmente, é agendado pelas escolas e reúne os alunos para contar histórias e estimular a leitura.

Outra atividade que já é tradição é o Concurso de Leitura que acontece todos os anos de 18 de abril até 29 de outubro.

Neste período, os participantes devem escolher um livro para ler e fazer um resumo da obra.

Os três primeiros prêmios do concurso vão para os que conseguem ler mais livros e também para a melhor redação.

De acordo com a gerente de promoção da leitura Fernanda Mecking, a biblioteca tem vários projetos e um deles é a criação de um canto da leitura no “Domingo no Parque do Ingá”.

Será um local com rede, livros e revistas para as pessoas que gostam de ler.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto foi criada em 1957, iniciou suas atividades no antigo prédio da Prefeitura (avenida XV de Novembro, esquina com a avenida Getúlio Vargas) em uma pequena sala ao lado do Gabinete, com poucos livros, onde atendia aos assessores da Prefeitura.

O aumento do acervo e a necessidade de informações determinaram a instalação da Biblioteca em outro prédio, na avenida Duque de Caxias, nº 227, onde foi inaugurada solenemente em 7 de Setembro de 1963 na administração do prefeito João Paulino Vieira Filho.

O acervo da Biblioteca Municipal iniciou com 3.750 volumes, 900 boletins e publicações oficiais e 350 revistas e gravuras.

No dia 3 de novembro de 1975 foi inaugurada o atual prédio, onde passaram a funcionar a Secretaria da Educação, da Cultura e do Turismo, além da Biblioteca Municipal (obra da gestão do prefeito Silvio Magalhães Barros).

Nesta época, a biblioteca ocupava somente o andar térreo.

Atualmente, a Biblioteca Centro ocupa três andares, contando com aproximadamente 55 mil exemplares de livros, e inclui vários títulos de periódicos.

O público mais freqüente é composto por jovens e adultos, muitos deles estudantes.

A freqüência mensal aproximada é de 13.800 pessoas.

São feitos, em média, 5.583 empréstimos por mês.

E 17.733 pessoas estão inscritas para empréstimos.