VÍDEO

Maringa.Com presta homenagem ao Dia Nacional do Ciclista; transporte tem se popularizado em Maringá

Comemorado no dia 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista tem como principal objetivo a conscientização acerca do transporte alternativo

Maringa.Com presta homenagem ao Dia Nacional do Ciclista; transporte tem se popularizado em Maringá
As ciclovias maringaenses chamam a atenção pela sua beleza ao proporcionar paisagens coloridas pelas ruas da cidade. - Foto: Reprodução/Minuto Maringá

Atualmente Maringá possui cerca de 40 km de ciclovias espalhadas pelas principais avenidas da cidade e, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, mais 15 km estão em estudos para a implementação. 

As ciclovias chamam a atenção pela sua beleza ao proporcionar paisagens coloridas pelas ruas de Maringá. O destaque é tanto que em 2019 a ciclovia da Avenida Cerro Azul foi considerada pelo site “The Summer Hunter” como uma das cinco mais belas do Brasil na lista “As 5 ciclovias para conhecer pedalando”. 

A paisagem maringaense é comparada com vias localizadas no litoral como Rio de Janeiro, Recife, Aracajú e Santos. O texto da listagem ainda destaca as cores vibrantes que o trecho recebeu após ser revitalizado, em 2018. “No ano passado, uma das principais avenidas da cidade, a Cerro Azul, passou por uma revitalização que a encheu de cores”, afirma o The Summer Hunter. 

Inspirados pelos visuais coloridos proporcionados pelas ciclovias de Maringá, o Maringa.Com presta homenagem a todos os que percorrem a cidade com esta alternativa sustentável e saudável de transporte e também de lazer em mais uma produção do “Minuto Maringá''. Confira: 

Com a popularização das ciclovias maringaenses, cerca de 6% dos deslocamentos na cidade são feitos com o uso de bicicletas. Os dados da pesquisa realizada pela Prefeitura de Maringá em 2020 é o dobro da média nacional registrada, sendo o principal objetivo do transporte a ida para o trabalho - equivalente a 52% das viagens. 

Outro levantamento, realizado pela Aliança Bike e divulgado pela Folha de São Paulo, aponta que durante a pandemia as vendas de bicicletas tiveram um aumento de 32%, destacando a popularização do meio de transporte nos últimos meses.

Entre os ciclistas que transitam pelas ciclovias maringaenses diariamente está Julio Cézar, de 28 anos. O publicitário afirma que começou a utilizar a bike como transporte há pouco tempo, devido a um problema mecânico com o carro. “Até então eu utilizava a bicicleta como um lazer, mas houve um imprevisto com o meu carro e por questões financeiras passei a usar a bicicleta funcionalmente para ir trabalhar”. 

A mudança na rotina proporcionou vantagens que têm feito a diferença no dia a dia de trabalho, surpreendendo o rapaz que antes se considerava dependente do carro para o transporte. “Eu tenho carro há mais de 10 anos e desde que comecei a usar a bicicleta eu vejo que não sou tão dependente assim dele. Se não fosse por essa necessidade eu nunca teria me desapegado do uso do carro até hoje. Mesmo que eu conserte o carro eu já não vou usar tanto quanto antes, não preciso mais disso”. 

Júlio também destaca que desde que começou a pedalar até o trabalho sua disposição física “mudou da água para o vinho”. “Faço 4 km para vir e 4 km para voltar do trabalho, esse esforço me deu uma disposição física enorme que tem me motivado muito”. 

Eficiente na prática de exercícios físicos, muitos também optam pela bicicleta quando almejam uma vida mais saudável. Além do uso funcional como transporte, a bicicleta também é usada por muitos como uma forma de praticar exercícios ou simplesmente lazer, como é o caso de Carlos Eduardo, de 43 anos. 

O que começou como uma forma de se distrair se transformou em uma paixão que está presente na vida de Carlos há seis anos. “Eu estava em uma fase muito difícil da minha vida. Problemas pessoais e financeiros. Então um dia minha filha me chamou pra dar uma volta de bike com ela e fomos até a Catedral. Aquilo me causou um bem estar que não sentia há algum tempo, então comecei a ir todos os finais de semana. Agora é todo dia”, relata. 

Desde que começou a pedalar, Carlos afirma que perdeu 10 kg além de melhorar sua disposição física e saúde. “Tem dias que pedalo a cidade inteira, olhando as paisagens, vendo o movimento, me distraindo e acalmando a mente. É uma forma de terapia pra mim, mas ainda melhor porque além da cabeça eu também estou cuidando do corpo (risos)”.

 

Maringa.Com