EXPOSIÇÃO

Exposição fotográfica online apresenta a vida em isolamento de jovens artistas

Com elenco de artistas inteiramente feminino, a exposição tem como objetivo "manifestar inquietudes" através da fotografia

Exposição fotográfica online apresenta a vida em isolamento de jovens artistas
"amago" é uma das fotografias que compõem a exposição "Juventude Isolada". - Foto: Divulgação/Vênus

O artista é aquele que melhor descreve o contexto de cada tempo da história da humanidade. O artista da fotografia registra a organização social, emocional, espiritual do tempo vivido e o eterniza.

No dia Internacional da Fotografia (19 de agosto) Angela Caruso Espaço de Arte, com apoio de Marcela Vaiso Fotografias, inaugura nesta quinta-feira mais uma exposição fotográfica: Juventude Isolada que ficará disponível para acesso até o dia 20 de outubro. A abertura da exposição será transmitida pelo Youtube hoje (19) às 20 horas. 

A mostra é o resultado da convocatória para a primeira edição do programa ‘Fotografia Jovem em PB’. Ao todo, oito jovens, artistas da fotografia, participam desta mostra. As fotografias em PB relatam o momento histórico da vida em isolamento social imposto nos últimos 18 meses. Retratando pedaços de seus cotidianos, revelam suas dores e conquistas num mundo com limitação de contato físico.

A exposição conta com uma participação especial da professora gaúcha Ana Cristina Silveira com um texto em homenagem às participantes da exposição.  

Somente mulheres participam desta exposição, apenas porque foram elas que se dispuseram a manifestar suas inquietudes.  Dessa forma, inauguramos uma sala específica para exposições de arte fotográfica, homenageando a primeira mulher fotógrafa profissional brasileira: Gioconda Rizzo. 

Angeliane Chefer, 21 anos, é estudante de Artes Visuais na UEM e ficou sabendo do projeto através de uma professora. Fotógrafa responsável pelo instagram Vênus Fotografia, o interesse da jovem pelo projeto foi imediato e ela decidiu inscrever uma de suas obras na exposição. 

"Eu fiz essa foto pra disciplina de fotografia e vídeo com o intuito de retratar como eu me sentia nesse momento de pandemia. Minhas crises de ansiedade aumentaram, fiquei com muito medo, com muita dor, medo de contaminar as pessoas que eu gosto... Essa foto veio deste lugar de doenças, medos, ansiedade e angústia. Quis retratar isso nesta fotografia" afirma Angeliane sobre a obra "amago", parte do projeto. 

De acordo com Angeliane, a obra tem o intuito de fazer com que o espectador se sinta representado pela produção artística angustiante, que tem sido um sentimento constante neste momento de covid-19. Devido à perda de sua velha rotina, a jovem tem tido a ansiedade cada vez mais presente em seu dia a dia.

"A fotografia é um autorretrato, mas poderia ser outras pessoas. O rosto  fica coberto justamente para trazer o aspecto de inúmeras identidades e pessoas sendo representadas, facilitando a identificação de todos com o sentimento angustiante que é retratado. Mas poderíamos pensar em diversas outras interpretações, cada um é atingido de uma maneira diferente", explica a artista.

Angeliane começou a se interessar pela fotografia em 2018 e, em 2020, com o início da pandemia passou a se dedicar ainda mais aos seus projetos, trazendo um toque artístico. Ela destaca que sua trajetória na fotografia foi construída com muito estudo e aprimoramento de técnicas e que não existe isso de "dom". "A fotografia é uma construção, exige técnica e prática. Estou desde 2018 me dedicando muito, leio diversos artigos e estudo bastante para aprimorar minhas obras. É um processo sempre em construção. Sempre que faço um novo curso ou leio um novo artigo eu aplico isso às minhas fotos". 

Sobre a oportunidade de expor seu primeiro trabalho, Angeliane diz que está contente com a conquista. "Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar desse projeto. É o primeiro evento em que exponho uma foto minha, estou bem ansiosa. Com bastante medo também, mas acredito que vai ser uma experiência muito legal. Além de fazer uma grande diferença pra minha carreira como artista e fotógrafa", finaliza.

Maringa.Com