CIDADE

Ciclovia e pista de caminhada da avenida Riachuelo são finalizadas com sinalização

A sinalização do trecho foi finalizada nesta quarta-feira (18) e a prefeitura de Maringá planeja uma campanha educativa

Ciclovia e pista de caminhada da avenida Riachuelo são finalizadas com sinalização
Os ciclistas e pedestres já circulam pelas faixas vermelha e azul, respectivamente. - Foto: Mileny Melo/PMM

Foi finalizada a sinalização na ciclovia e da pista de caminhada da avenida Riachuelo, na Zona 3, Vila Operária. As duas pistas estão finalizadas em boa parte da extensão da avenida. O trecho que circunda o Centro Esportivo será finalizado após a modernização deste espaço. Falta ainda a parte de jardinagem que será realizada em breve para a entrega oficial das pistas

Os ciclistas e pedestres já circulam pelas faixas vermelha e azul, respectivamente. A Secretaria de Mobilidade Urbana acompanha os trabalhos e prepara uma campanha educativa para orientar o uso das duas vias. A gerente de projetos de Mobilidade Urbana, Elise Savi, comenta que um dos focos está na placa R-34 que indica a circulação exclusiva para bicicletas. 

A sinalização vertical já foi instalada e em breve começarão as orientações aos usuários. Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “o sinal R-34 deve ser utilizado quando se deseja restringir o uso de uma área, via, pista ou faixa à circulação exclusiva de bicicleta”. 

MODERNIZAÇÃO - A ciclovia na avenida Riachuelo foi feita no canteiro central e a modernização se concentra em um trecho de 920 metros de extensão que vai da praça Pioneiro Fiori Progiante (com avenida Laguna) até a avenida Brasil, somando 2,9 mil m² de benfeitorias. Foram instaladas as placas de sinalização vertical, pintura na pista e postes com iluminação de led. 

BIKE - A implantação de ciclovia melhora as condições para quem usa a bicicleta como meio de transporte ou de lazer. A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que já são 41 quilômetros de ciclovias por toda a cidade, com outros 15 km em estudo de implantação.

Prefeitura de Maringá