MEIO AMBIENTE

Arborização do Novo Centro

A Gerência de Paisagem Urbana, da Prefeitura de Maringá, está em fase final de elaboração do projeto paisagístico da Avenida Horácio Raccanello Filho, construída sobre a laje do túnel ferroviário do Novo Centro e inaugurada no dia 6 do mês passado.

Desenvolvido por arquitetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) e por engenheiros florestais e agrônomos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura (Semaa), o projeto prevê o plantio de árvores na calçada lateral sul, localizada no trajeto de 1,6 quilômetro entre as avenidas Paraná e Pedro Taques.

"Nesse caso, o plantio direto no solo será possível em função da não interferência da laje do túnel sob a calçada da avenida", explica o arquiteto Claudinei Vecchi, coordenador dos trabalhos.

Já na lateral norte da calçada, segundo o arquiteto, o traçado do túnel impede o plantio direto no solo no trajeto compreendido entre as avenidas Paraná e São Paulo e, por isso, as mudas serão plantadas em vasos de concreto medindo 40 centímetros de altura por 1,4 metro de largura.

No percurso entre as avenidas São Paulo e Pedro Taques as árvores serão plantadas no solo em ambos os lados das calçadas.

Também serão implantadas floreiras em toda a extensão do canteiro central que separa as duas pistas da Avenida Horácio Raccanello Filho.

Para a arborização total da via está previsto o plantio de aproximadamente 250 árvores e a utilização de cerca de 115 floreiras que receberão a inscrição "Maringá", em alto relevo.

Em princípio, as opções recaem sobre as espécies Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) ­ de coloração que alterna do branco ao rosa ­ e Bunganvile (Boungainvillea spectabilis), também conhecida como "Primavera" e de coloração predominantemente lilás.

"A colocação em prática do projeto depende da obtenção de mudas de médio porte, mas a maioria dos fornecedores que consultamos até agora só dispõe de mudas de pequeno porte", esclarece Vecchi.

A previsão é que a arborização efetiva da avenida tenha início em 90 dias, a partir da disponibilidade de mudas e confecção das floreiras.

Mais informações: 3221-1425 (Seduh) / 3221-1441 (Semaa) / 3261-5511 (SSP).