CORONAVÍRUS

Número de mortes por covid-19 entre os idosos cai, mas óbitos de jovens preocupa em Maringá

Vacinação começa a apresentar resultados, mas pandemia ainda está muito mais severa do que no ano passado

Número de mortes por covid-19 entre os idosos cai, mas óbitos de jovens preocupa em Maringá
Dentro do histórico do percentual da população imunizada contra a COVID-19 em Maringá, 56 % da população já tomou a primeira dose e 15,26 % já foram imunizados. - Foto: Divulgação

O Observatório Covid UniCesumar Codem - que analisa os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Maringá - anunciou novos números sobre o avanço do vírus da Covid 19 no município. Desta vez, chama a atenção o aumento de mortes de jovens entre 20 e 39 anos de idade e a redução de óbitos de idosos.

O coordenador do Observatório Covid, Guaracy Silva, diretor da pós-graduação da UniCesumar e presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, acredita que os jovens estão relaxando com as medidas preventivas pois tem a falsa sensação que a doença está regredindo. Mas não está. Em março, foram 16 mortes contra 82 mortes registradas em junho. "Isso representa um aumento cinco vezes maior de óbitos na faixa dos 20 e 39 anos", alerta o professor.

Por outro lado, a redução de mortes de idosos, pessoas acima de 60 anos, tem reduzido de maneira significativa. "O volume de óbitos de idosos em junho é um terço do que ocorreu em março e metade do que aconteceu em abril. Faleceu menos idosos do que na faixa de adultos entre 40 e 59 anos. Independente da marca do imunizante, os resultados são satisfatórios", completa.

Essa melhoria não se aplica necessariamente no número de casos. O número ainda é alto e mostra que o vírus continuará circulando até uma vacinação mais efetiva. Em 2021 a pandemia está muito mais severa do que no ano passado. A última média móvel foi de 126,57. Mesmo sendo a metade do registrado há 30 dias, o número ainda é alto em comparação à média móvel de 2020.

O mesmo se aplica ao número de óbitos. A última média móvel foi de 6,29, número bem menor em relação aos outros meses, mas ainda preocupante. "Há ainda o perigo das novas variantes, mas o importante é a redução de casos que se agravam e evoluem para o óbito".

Dentro do histórico do percentual da população imunizada contra a COVID-19 em Maringá, 56 % da população já tomou a primeira dose e 15,26 % já foram imunizados. O que mais se espera é uma redução maior de contágios na medida que a população é vacinada. "A vacinação reduz, mas não freia a contaminação pelo vírus", finaliza.

O OBSERVATÓRIO - O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando os diferentes interesses: a saúde da população e a sobrevivência dos negócios ou da atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do Coordenador Guaracy Silva, também participam das análises as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo CODEM participam os executivos e empresários convidados.

O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.

Unicesumar