CORONAVÍRUS

Paraná determina que novas doses recebidas sejam usadas para vacinação por idade

Paraná recebeu mais 277.250 doses do imunizante Covishield, da parceria Fiocruz/AstraZeneca, e 84.240 da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNtech

Paraná determina que novas doses recebidas sejam usadas para vacinação por idade
A distribuição de doses para os municípios será de acordo com a nova metodologia determinada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), que prevê a readequação do quantitativo de doses nas 399 cidades. - Foto: Divulgação

O governo do Paraná vai destinar 99,7% das 361.490 doses de vacinas que chegaram ao Estado ontem (30) e hoje (1°)  para a vacinação contra a Covid-19 por faixa etária. O objetivo do governador Ratinho Junior é acelerar ainda mais a campanha de imunização.

“Queremos acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas. Nessa carga já haverá uma equalização tênue do quantitativo enviado”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto.

O Paraná recebeu mais 277.250 doses do imunizante Covishield, da parceria Fiocruz/AstraZeneca, e 84.240 da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNtech. As vacinas da AstraZeneca chegaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (RMC), na noite desta quarta (30), enquanto as doses da Pfizer foram enviadas na manhã desta quinta (1).

Das vacinas da Pfizer, 1.050 doses (0,3%) serão reservadas para a vacinação das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas – finalizando o atendimento deste grupo. O quantitativo também inclui a reserva de 10% que deve ser utilizada para perdas técnicas e físicas, falha no transporte ou quebra de frascos.

“A orientação expressa do governador Carlos Massa Ratinho Junior é vacinar o maior número de pessoas no menor período de tempo possível”, completa Beto Preto.

Para isso, o envio da remessa começará ainda nesta quinta para a 2ª Regional de Saúde, que compreende Curitiba e os municípios da Região Metropolitana. Os imunizantes seguirão para as outras 21 Regionais de Saúde do Paraná na manhã desta sexta-feira (02). As vacinas estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde são separadas e organizadas.

A distribuição de doses para os municípios será de acordo com a nova metodologia determinada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), que prevê a readequação do quantitativo de doses nas 399 cidades. A estratégia, segundo o secretário Beto Preto, visa igualar a cobertura vacinal de 80% da população adulta até o final de agosto.

Para o cálculo de distribuição, as equipes técnicas da Secretaria da Saúde consideram as doses já aplicadas e as previsões de envio de novos imunizantes. Segundo o secretário, cidades que ainda não conseguiram baixar a faixa etária vão alcançar aquelas que estão mais adiantadas no calendário de imunização.

A expectativa do Estado é encerrar a vacinação da primeira dose na população adulta no final de setembro. De acordo com a Sesa, o calendário foi definido a partir da média de envio de ao menos um lote de vacinas por semana ao Estado, por parte do Ministério da Saúde.

“No ritmo em que estamos, vamos conseguir atingir nosso objetivo. Gostaríamos, é claro, que a chegada dos imunizantes fosse ainda mais rápida, porque temos capacidade de vacinar entre 150 e 200 mil paranaenses por dia. Mas, estamos administrando e articulando a vacinação para que nosso calendário seja cumprido”, finaliza Beto Preto.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PARANÁ

calendário vacinação paraná covid-19 idade

(Divulgação/Governo do Paraná)

Paraná Portal