CULTURA

Coletivo Pé Vermelho promove oficina "A Poesia Slam" com Emerson Alcalde

Esta oficina é uma pesquisa passando pela poesia beat, pelo movimento negro, pelo surgimento do slam em 1986 e seus desdobramentos na televisão, em filmes e músicas pelo mundo

Coletivo Pé Vermelho promove oficina "A Poesia Slam" com Emerson Alcalde
Emerson Alcalde é slammer, escritor e co-fundador do Slam da Guilhermina, o primeiro slam de rua do Brasil. - Foto: Divulgação

O Coletivo Pé Vermelho está promovendo oficinas literárias, lançamentos de livros e campeonatos de poesia falada através do projeto “Slam Pé Vermelho”, realizado com incentivo do Prêmio Aniceto Matti.

A segunda oficina do projeto “A Poesia do Slam” está com inscrições abertas via formulário disponibilizado nas redes sociais do Slam Pé Vermelho. Ela acontecerá no formato online nos dias 13 e 14 de julho e pode ser realizada à tarde ou à noite. A oficina é indicada para quem quer conhecer o slam e escrever.

SOBRE A OFICINA - O slam é um galho de uma grande árvore chamada poesia falada que, por sua vez, é conectada a uma raiz-oralidade com ligações a ramos-ancestrais. Esta oficina é uma pesquisa por essa árvore, passando pela poesia beat, pelo movimento negro, pelo surgimento do slam em 1986 e seus desdobramentos na televisão, em filmes e músicas pelo mundo. Nesse percurso, faremos exercícios de escrita criativa trocando ideias e pensando sobre nossas origens e identidades.

SOBRE O MINISTRANTE - Emerson Alcalde é slammer, escritor e co-fundador do Slam da Guilhermina, o primeiro slam de rua do Brasil. Autor dos livros: (A) MASSA (2011), O Vendedor de Travesseiros (2015), Diário Bolivariano (2019) e Gênesis (2020). Já se apresentou na Venezuela, Argentina, Caribe, Canadá, México e França e foi vice-campeão da Copa do Mundo de Slam de Paris.

Coletivo Pé Vermelho