CORONAVÍRUS

Paraná confirma segundo caso da variante Delta do coronavírus, originária da Índia

De acordo com a secretaria, o caso foi confirmado em uma mulher de 42 anos que estava grávida e era residente do Japão

Paraná confirma segundo caso da variante Delta do coronavírus, originária da Índia
A variante delta, originada na Índia, é mais transmissível que as outras e preocupa autoridades sanitárias em todo o mundo. - Foto: Divulgação

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou no Paraná o segundo caso da cepa B.1.617 da Covid-19, popularmente conhecida como variante indiana ou delta. A identificação foi feita por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em uma pessoa que está em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde.

De acordo com a secretaria, o caso foi confirmado em uma mulher de 42 anos que está grávida e é residente do Japão. Ela chegou no Brasil no dia 5 de abril e realizou a coleta de exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença.

Dois dias após sua chegada, em 7 de abril, a gestante iniciou sintomas respiratórios, fez um novo exame, sendo positivo. A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e, infelizmente, foi a óbito no mesmo dia.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelas equipes em Apucarana. Os demais integrantes da família desta gestante seguem saudáveis.

Esta gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante indiana no Paraná. Esta filha confirmou que foi visitá-la no dia 7 de abril. Ela teve Covid-19 confirmado, mas fez teste de antígeno (farmácia), não sendo possível realizar análise genética desta pessoa, mas sim de alguns de seus familiares. A Sesa aguarda o resultado de outras duas pessoas desta família. Elas permanecem sob vigilância do município.

A variante delta, originada na Índia, é mais transmissível que as outras e preocupa autoridades sanitárias em todo o mundo. Segundo um estudo, essa nova cepa pode representar 90% dos casos de toda a Europa até o final de agosto.

NÚMEROS DA COVID NO PARANÁ - Desde o início da pandemia, o Paraná enviou 926 amostras de SARS-CoV-2 para sequenciamento genômico. Destes, 600 foram sequenciadas e 326 permanecem em análise.

Conforme o último boletim, o Estado acumula 1.243.845 casos confirmados e 30.169 mortes. Com 94% de ocupação dos leitos de UTI, 2.386 pacientes com confirmação da doença estão internadas.

Além disso, 410 pessoas estão na fila por internação.

Agência Estadual de Notícias