CORONAVÍRUS

Paraná recebe mais de 145 mil vacinas da Pfizer nesta segunda-feira (7)

O lote será o maior da fabricante que o estado recebeu desde o início da imunização contra o novo coronavírus

Paraná recebe mais de 145 mil vacinas da Pfizer nesta segunda-feira (7)
O Paraná se aproxima da marca de 4 milhões de doses aplicadas, sendo 2.738.936 vacinados com a primeira dose e 1.227.721 com o esquema completo. - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (7), o Paraná deve receber mais 145.080 doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O lote será o maior da fabricante que o estado recebeu desde o início da imunização contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) e está previsto para chegar ao Aeroporto Afonso Pena às 22h15.

Na sequência, as vacinas serão encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). De acordo com uma orientação do Ministério da Saúde, essas doses devem ser aplicadas em primeira dose às pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas que tenham alguma doença específica, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de educação do ensino básico, forças de segurança/salvamento e forças armadas e trabalhadores do transporte aéreo, além da reserva técnica.

“Todo envio de vacinas é importante, principalmente neste momento de aumento no número de casos e internações pela Covid-19. Este novo lote será destinado à continuação da cobertura dos grupos prioritários, para que possamos avançar na vacinação em todo o Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O documento do Ministério da Saúde informa que, baseado no estudo de estabilidade da vacina, o período de armazenamento foi ampliado de cinco para 31 dias, à temperatura de 2º a 8ºC, “proporcionando facilidade de logística à rede de frio, tecnologicamente estruturada para atuação nesta faixa de temperatura”.

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) orienta também que o transporte dos imunizantes seja realizado no período máximo de 12 horas, considerando a mesma temperatura. Com essa remessa, o Paraná chegará na marca de 360.360 doses da Pfizer. A orientação inicial do Ministério da Saúde recomendava que essas vacinas fossem distribuídas somente para as capitais, considerando as orientações específicas de armazenamento e aplicação. Desde o segundo envio, porém, as doses são enviadas para mais municípios.

Doze cidades do estado vão receber o imunizante Pfizer pela primeira vez, e 37,4 mil doses da última remessa serão enviadas para um total 32 municípios de 19 regionais estaduais de saúde.

O Paraná se aproxima da marca de 4 milhões de doses aplicadas, sendo 2.738.936 vacinados com a primeira dose e 1.227.721 com o esquema completo.

Paraná Portal