ALERTA

Paraná tem mais de 1,2 mil pacientes aguardando leitos para internamento

Ao todo, 6.027 pessoas estão internadas em leitos de UTI ou enfermaria nas redes pública ou particular de saúde - 2.962 são pacientes com covid-19

Paraná tem mais de 1,2 mil pacientes aguardando leitos para internamento
Nesta quinta-feira (3), 1.246 pessoas estavam na fila de espera por internamento em leitos de UTI ou enfermaria exclusivos para Covid-19. - Foto: Divulgação

O Paraná atingiu o maior número de pacientes internados com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Ao todo, 6.027 pessoas estão internadas em leitos de UTI ou enfermaria nas redes pública ou particular de saúde, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

De acordo com a Sesa, são 2.962 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19 e 3.065 pacientes que estão aguardando o resultado dos exames.

Além disso, nesta quinta-feira (3), 1.246 pessoas estavam na fila de espera por internamento em leitos de UTI ou enfermaria exclusivos para Covid-19.

Em entrevista recente à CBN Curitiba, o diretor de gestão em saúde da Sesa, Vinicius Filipak, lembrou que com o internamento de pessoas mais novas, nos últimos meses, o tempo de ocupação nos leitos é maior.

“Infelizmente, apesar de termos leitos disponíveis para internação a mortalidade dos pacientes internados é elevadíssima. Então, ter leito não é salvar guarda para ninguém, mesmo que nós estivéssemos leitos infinitos nós não reduziríamos a taxa de mortalidade”, explica.

Conforme a Sesa, o tempo médio de internamento dos pacientes com casos confirmados da Covid-19, no Paraná, é de 11 dias nas UTIs e de seis dias nas enfermarias, tanto para a alta hospitalar quanto para a morte de um paciente.

CBN Curitiba