DECRETO

Maringá segue medidas restritivas estabelecidas pelo decreto estadual; veja o que muda

A prefeitura publicou um decreto ainda mais restritivo, seguindo medidas estabelecidas pelo Governo Estadual

Maringá segue medidas restritivas estabelecidas pelo decreto estadual; veja o que muda
O toque de recolher é ampliado e o funcionamento de atividades comerciais será mais restritivo. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Nos últimos dias, a taxa de transmissão e o índice de ocupação de leitos, atingindo 100%, em Maringá tem sido preocupante. Considerando a necessidade de proteger a saúde e ampliar a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, a Prefeitura de Maringá publicou um novo decreto restritivo, seguindo medidas já estabelecidas pelo Estado.

O decreto tem vigência a partir das 5 horas de 28 de maio 2021 e segue até as 5 horas do dia 11 de junho de 2021, podendo ser mantido por mais tempo.

FINAIS DE SEMANA - Bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, petiscarias, lojas de vendas de açaí, carrinhos de lanches e similares funcionarão somente por delivery, com atendimento até as 23 horas.

Supermercados, mercados, mercearias, padarias, quitandas, açougues e peixarias, funcionarão até as 20 horas somente no sábado, sendo proibido o consumo no local. No domingo estarão fechados. 

Nos domingos e feriado fica autorizada a abertura e funcionamento somente dos seguintes estabelecimentos e atividades: postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniência; farmácias; clínicas médicas e veterinárias somente para atendimento de urgência e emergência; segurança privada; prestação de serviço de natureza emergencial.

TOQUE DE RECOLHER - O toque de recolher fica estabelecido no período das 20 horas às 5 horas, diariamente, com restrição de circulação em espaços e vias públicas. No período também ficam proibidos a venda e o consumo de bebidas. O não cumprimento acarretará em multa de R$ 1.000,00 para o consumidor e de R$10.000,00 para o estabelecimento que fizer a comercialização.

COMÉRCIO - De segunda a sexta-feira, o horário do comércio de rua não essencial, galerias, centros comerciais e prestação de serviços não essenciais, será das 9 horas às 18 horas.

BARES E RESTAURANTES - Bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 20 horas.

SUPERMERCADOS - Os supermercados funcionarão de segunda a sábado, até as 20 horas, fechando aos domingos e feriado de 3 de junho. 

EVENTOS - Permanecem suspensos os eventos de quaisquer natureza, inclusive churrascos, festas, confraternizações, reuniões. Casamentos autorizados pela Secretaria de Inovação poderão ser realizados respeitando regras como toque de recolher e proibição de consumo de bebidas entre 20 e 5 horas, distanciamento social, entre outras. 

IGREJAS - As igrejas poderão funcionar todos os dias, seguindo o Toque de Recolher, com até 30% da capacidade. 

De acordo com a Prefeitura de Maringá, os representantes dos municípios de Sarandi, Marialva, Paiçandu, Mandaguaçu e Iguaraçu se comprometeram a padronizar decretos da região, mas respeitando a singularidade e necessidades de cada cidade. 

Há um intenso trânsito diário de pessoas entre estes municípios e a padronização dos decretos será importante para diminuir o potencial de circulação do vírus que provoca o coronavírus.

Maringa.Com