UEM

Reitor da UEM afirma que instituição teve corte de 75% nas verbas de custeio

A explicação para os cortes é o aumento de despesas do Governo do Estado em função da pandemia

Reitor da UEM afirma que instituição teve corte de 75% nas verbas de custeio
Por enquanto, nenhum serviço foi afetado, diz o reitor Júlio Damasceno, porque a universidade está negociando a liberação de recursos dia a dia. - Foto: Divulgação UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) durante a pandemia conseguiu reduzir algumas despesas de custeio. Sem aulas presenciais houve redução de consumo de água, luz, entre outros insumos.

Mas também houve aumento de despesas. As pesquisas não pararam. O problema é que o orçamento anual sofreu um corte expressivo: 75%. Todas as universidades estaduais tiveram redução nas verbas de custeio. A explicação é o aumento de despesas do Governo do Estado em função da pandemia.

Por enquanto, nenhum serviço foi afetado, diz o reitor Júlio Damasceno, porque a universidade está negociando a liberação de recursos dia a dia. Do pedido de R$ 3 mi para fechar as contas do trimestre, foram liberados R$ 1,5 mi.

“Tivemos uma reunião há três semanas com uma equipe da fazenda e eles disseram o seguinte, o corte foi por uma questão da covid, uma imprevisibilidade total né de receitas e despesas e nesse momento há ainda, no início do ano pelo menos ainda essa incerteza persiste, sobretudo naquilo que vai ser gasto né, em função do comportamento epidemiológico da covid”, explica o reitor.

O reitor diz que o Hospital Universitário também sofreu cortes no orçamento, mas nenhum serviço corre risco de ser afetado.

“Há toda uma preocupação e compromisso de liberação desses recursos necessários”, afirmoa Damasceno. Mais informações serão divulgadas em breve. 

CBN Maringá