19/05/2021 11:13

CORONAVÍRUS

Estudo aponta que vacinação influenciou diretamente na redução de óbitos entre idosos

Houve queda no número de óbitos por Covid-19 em pessoas com mais de 70 anos, na média de idade das mortes, na porcentagem de idosos internados e nos surtos da doença em casas de repouso

Estudo aponta que vacinação influenciou diretamente na redução de óbitos entre idosos
O estudo também aponta que a média de idade dos óbitos diminuiu no período, além dos surtos de Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). - Foto: Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 já pode estar trazendo resultados práticos na queda da mortalidade de pessoas idosas no Paraná. É o que indica um estudo prévio elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, que mostra a redução no percentual de óbitos pela doença em pessoas com 70 anos ou mais no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com os quatro meses anteriores.

O estudo também aponta que a média de idade dos óbitos diminuiu no período, além dos surtos de Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e a porcentagem das pessoas idosas hospitalizadas por causa da doença.

A análise tem como base os Boletins Epidemiológicos da Secretaria estadual da Saúde publicados no dia 20 de janeiro, data em que foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 na maioria dos municípios do Estado, e em 9 de maio, quando a maior parte do público com mais de 70 anos completou o esquema vacinal, com a aplicação da segunda dose do imunizante.

Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, setor da Secretaria da Saúde responsável pelo levantamento, ressalva que, além da vacinação, outros fatores podem ter contribuído com os resultados obtidos na análise. Ela ressalta a experiência das equipes no manejo dos casos graves, diferentes ações junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos e o enfrentamento à Covid-19 no Estado.

“Essa análise prévia mostra uma tendência de melhoria no controle da pandemia, com o aumento da vacinação e a redução nas mortes por Covid-19. Esperamos que, com estudos mais aprofundados, esses resultados se confirmem e sejam ampliados futuramente”, afirma Goretti.

Ela também destaca a inclusão de pessoas com mais de 60 anos entre os primeiros a serem vacinados, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação. “A linha de cuidado com a pessoa idosa é prioridade no Paraná e uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Essa atenção não poderia ser diferente durante uma pandemia que vitima principalmente as pessoas mais velhas. Por isso o público idoso foi colocado como prioritário no Plano Estadual de Vacinação”, salienta.

Uma das questões que deve ser levada em conta na análise, explica a diretora, foi o aumento expressivo no número de casos positivos no Paraná no primeiro quadrimestre do ano, com cerca de 470 mil casos e 14 mil mortes a mais que o apresentado até então. Essa questão pode interferir, por exemplo, na diminuição da idade média dos óbitos por Covid-19 neste ano.

REDUÇÃO DE MORTES – No período analisado, houve redução de 4,66% nas mortes de pessoas idosas contaminadas com o novo coronavírus. No boletim de 20 de janeiro, as pessoas com 60 anos ou mais representavam 76,48% dos óbitos por Covid-19 no Paraná – das 9.144 pessoas mortas pela doença até então, 6.052 tinham mais de 60 anos. O índice caiu para 71,82% em 9 de maio, sendo que os idosos responderam por 13.164 das 23.645 mortes até a data. 

Essa variação negativa foi observada em todas as faixas etárias a partir dos 70 anos. A redução dos óbitos foi de 0,79% na faixa dos 70 aos 74 anos, 1,88% dos 75 aos 79 anos; 2,64% entre 80 e 84 anos, 2,62% entre 85 e 89 anos e de 2,3% entre os idosos com mais de 90 anos.

Como o cronograma de vacinação foi em ordem decrescente de idade, o que influencia também na aplicação da segunda dose, o estudo ainda apresentava aumento das mortes nas demais faixas etárias no período. Porém, há uma variação positiva inversamente à progressão etária, ou seja, com índices menores de crescimento nos óbitos quanto mais velho o paciente. A alta foi de 0,34% entre as pessoas com idade entre 65 e 69 anos, 1,53% entre 60 e 64 anos e de 8,28% na população com até 60 anos.

Dados mais recentes do Vacinômetro da Secretaria da Saúde mostram que, até esta terça-feira (18), 93,1% das pessoas com 60 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina, sendo que 50% delas completaram o ciclo vacinal. No recorte acima dos 70 anos, sobe para 95,4% a porcentagem de vacinados com a primeira dose, dos quais 82% estão com a imunização completa.

MÉDIA DE IDADE – Outro resultado apontado na comparação entre os dois boletins foi a diminuição de dois anos na média de idade dos óbitos pela doença. No dia 20 de janeiro, essa média estava em 68,99 anos, sendo que a idade média dos contaminados era de 39,43 anos. Em 9 de maio, a média de idade das mortes passou para 66,91 anos, enquanto a de casos positivos teve um ligeiro aumento, passando para 39,66 anos.

A porcentagem de idosos hospitalizados com casos confirmados foi outro índice que diminuiu após o início da vacinação. Em janeiro, 51,66% das pessoas que precisaram ser internadas no Paraná tinham mais de 60 anos. A variação para 9 de maio foi 1,65% menor, com 50,01% dos hospitalizados nessa faixa etária.

Até 20 de janeiro, o Paraná contava com 508.348 pessoas com resultados positivos, sendo que 9.114 tinham morrido pela doença e 15.103 pacientes estavam hospitalizados naquela data. Em 9 de maio, os casos acumulados chegaram 978.861, com 23.645 óbitos até então e 31.144 pessoas internadas

ILPIS – A análise apontou, ainda, a redução de 58% nos surtos de Covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos no período. Conforme o primeiro boletim, o Estado tinha registrado 100 surtos nessas entidades, número que passou para 42 no quadrimestre seguinte. O Paraná conta com aproximadamente 420 ILPIs em funcionamento, segundo levantamento da Secretaria.

Os idosos que vivem nesses locais, assim como seus profissionais, estavam entre os primeiros grupos vacinados no Paraná, ao lado dos trabalhadores da saúde na linha de frente, indígenas e pessoas com deficiência em instituições inclusivas. Segundo o Vacinômetro, 84,4% desse público recebeu as duas doses da vacina. A aplicação de vacinas nesse grupo ainda continua, devido à rotatividade de profissionais e residentes.

Além de dar prioridade na vacinação, a Secretaria da Saúde também desenvolveu uma série de ações junto às ILPIs desde o início da pandemia, já que os idosos institucionalizados são mais suscetíveis às complicações da Covid-19. As características das instituições também facilitam a transmissão do vírus, pois os residentes demandam atenções contínuas, o que exige um grande revezamento dos profissionais.

Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

CURSO

Inscrições para o curso Empretec, em Maringá, se encerram nesta sexta

Durante a capacitação, serão trabalhadas as dez caraterísticas empreendedoras

VACINAÇÃO

Vacinação contra a covid-19 é destinada a jovens com mais de 17 anos nesta sexta-feira (17)

É obrigatória a presença de um dos pais ou responsável maior de idade

EDUCAÇÃO

MEC avalia criação da primeira universidade federal online do país

O objetivo é ampliar o acesso à rede pública federal de ensino

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

VACINAÇÃO

Em duas horas de evento "Open Vacina" já aplicou 500 doses em jovens maringaenses

Evento com DJs, bandas e participação do Zé e Maria Gotinha no Paço Municipal tem como objetivo promover a imunização de jovens com mais de 18 anos

CULTURA

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade maringaense

São 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, resultado das etapas anteriores do projeto de mesmo nome, realizado pela Macuco – Maringá Cultural Cooperativismo

VACINAÇÃO

Com "Open Vacina" Maringá vacina população com idade a partir de 18 anos

Também será realizada a aplicação da 2ª dose a todos os públicos

CULTURA

Coletivo Pé Vermelho promove oficina "Dobrando Poesia" com Ana Favorin

A ofinica acontecerá no formato online no dia 22 de setembro e pode ser realizada à tarde ou à noite

CORONAVÍRUS

Governo do Paraná flexibiliza medidas restritivas devido a melhora nos indicadores da covid-19

Novo decreto finaliza toque de recolher e permite consumo e venda de bebida alcóolica sem restrição de horário

VACINAÇÃO

Ulisses Maia anuncia retomada da vacinação para pessoas a partir de 18 anos nesta quinta (16)

Nas redes sociais, o prefeito de Maringá anunciou que lote com 16 mil doses de vacina está a caminho da cidade

TEMPESTADE

Maringá já registra 249 ocorrências após tempestade desta terça-feira (14)

Até a manhã de hoje foram registradas 119 árvores caídas, 59 galhos grandes caídos, 31 residências atingidas ou danificadas, dez carros atingidos e 30 mil residências sem energia elétrica

EVENTO

Festival Garagem da Juventude oferece workshop para iniciantes na carreira musical

As oficinas serão ministradas pelo Maestro Rodrigo Petreca e pelo Produtor musical Adriano Nascimento de forma remota com transmissão pelo YouTube da Prefeitura de Maringá

ENEM

Inscrições para o Enem são reabertas para candidatos isentos de taxa que faltaram na prova de 2020

Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, o atendimento especializado e tratamento pelo nome social

TRÂNSITO

Prefeitura quer saber a opinião de maringaenses sobre mudanças nas avenidas Carlos Borges e Gomes

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana o intuito de mudar as vias para mão única é melhorar o fluxo e também minimizar riscos de acidentes

VACINAÇÃO

Vacinação continua apenas com aplicação de 2ª dose nesta terça-feira (14)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

Casa em Mandaguaçu - co...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Casa em Mandaguaçu - com garagem coberta, corredor lateral, em Mandaguaçu: churrasqueira + área gourmet, com acabamentos Top.

9 Mil de Entrada casa com garagem coberta, corredor lateral, em Mandaguaçu: churrasqueira + área gourmet, com acabamentos Top. PARCELAMOS A ENTRADA. Casa com cômodos espaçosos. No asfalto autônomo pode comprar Não pague aluguel, tenha sua casa própria! Imóvel bem localizado. minha casa/vida ( casa verde e amarela ) TERRENO com bom tamanho, construção de 68m2 da casa. MELHOR NEGÓCIO DA REGIÃO PARA MORAR OU ALUGAR! 2 quartos ➡ casa nova Sala, Banheiro e cozinha azulejada. Área de serviço + área gourmet com churrasqueira. Muro, grade alta na frente. laje e telha de cimento. Espaço para edícula. facilidade e agilidade no financiamento Fotos ilustrativas. aceitamos carros, motos. * Facilitamos a entrada. * não perdemos negócio * Casa com subsídio. * aceitamos seu FGTS Contato: (44) 99850-2484 WhatsApp Ou (44) 99137-1775 C.19962 Valor da casa: R$ 119.000,00 para pagamento à vista.


EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ

Dinheiro ou Pix hora Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whatsapp Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


19 mil de Entrada (a pa...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio 19 mil de Entrada (a partir) casa 3 quartos, Sarandi com churrasqueira + área gourmet completa, com acabamentos Top.

19 mil de Entrada (a partir) casa 3 quartos, Sarandi com churrasqueira + área gourmet completa, com acabamentos Top. PARCELAMOS A ENTRADA. Cerca elétrica big hastes Casa pronta Nova Casa com quartos grandes e cômodos espaçosos. No asfalto autônomo pode comprar Não pague aluguel, tenha sua casa própria! Imóvel bem localizado. TERRENO com bom tamanho, amplo espaço nos fundos e construção de 65m2 da casa. MELHOR NEGÓCIO DA REGIÃO PARA MORAR OU ALUGAR! 3 quartos casa nova Sala, Banheiro com nicho e pia de granito e cozinha azulejada. Área de serviço + área gourmet completa com churrasqueira. Muro, grade alta na frente. 100% laje, telha de cimento. Espaço para edícula. Fotos ilustrativas. facilidade e agilidade no financiamento aceitamos carros, motos. * Facilitamos a entrada. * não perdemos negócio * Casa com subsídio. * aceitamos seu FGTS Contato: (44) 99850-2484 WhatsApp Ou (44) 99137-1775 Clique no Link que fale diretamente com a nossa equipe: https://bit.ly/3AoqyR3 C.19962 Valor da casa: R$ 166.000,00 para pagamento à vista. R$ 170.000,00 para financiamento.


***REFORMA DE CASAS E ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio ***REFORMA DE CASAS  E CONSTRUÇÃO

SOMOS UMA EMPRESA; QUE FAZEMOS REFORMA EM GERAL E NOVAS CONSTRUÇÕES: ***PINTURA ***CALÇADA ***PISO COMUM ***PISO PORCELANATO ***FAZEMOS PISCINA ***FAZEMOS CHURRASQUEIRAS ***MURO EM LAJOTA ***MURO EM BLOCO ***GESSO EM GERAL E CARTONADO ***ACABAMENTO FINO ***DEMOLIÇÃO ***AMPLIAÇÃO ***FAZEMOS CASAS ***FAZEMOS SOBRADOS ***FAZEMOS BARRAÇÃO ***FACHADA DE LOJA/ ESCRITÓRIO ***FAZEMOS IMPERMEABILIZAÇÃO DA LAJE ***FAZEMOS TERRAPLANAGEM ***TEMOS REFERENCIA DO NOSSO TRABALHO. TODOS FUNCIONARIOS SÃO REGISTRADOS. GARANTIA EM CONTRATO. DE ACORDO COM AS NORMA DO CREA PR nº 68.082 ****ACEITAMOS CARTÕES DE CREDITO CONTATO POR CELULAR WHATSAPP 44-99738.2512 WAGNER email onix.eng.obra@gmail.com mandar um e-mail caso não atenda o telefone.


FOX 2011

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio FOX 2011

vendo Fox 2011 motor 1.0 Vermelho 4 portas Bi-Combustível Quilometragem: 57.500 Placa: A


FRETE - Maringá e Regiã...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio FRETE - Maringá e Região

Frete. Maringá e região, caminhão 3/4. Baú medidas: 6,20m comprimento e 2,60m de altura. Falar com Miguel. (44) 99889-3388


Casa Proximo AV kAKOGAU...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Casa Proximo AV kAKOGAUA 150 mts Av Palmeiras Terreno 300 Mts 420.000 Por 325.000

Casa Proximo AV kAKOGAUA 150 mts Av Palmeiras Terreno 300 Mts 420.000 Por 325.000 Aceita Financiamento 3 dormitório(s) sendo: (2) Quarto; Suíte; 2 ambiente(s) sendo: Sala 2 Ambientes; 1 serviço(s) sendo: Cozinha; 1 BWC(s) sendo: BWC Social; Observações CONTATO 44-99999-0442 WhatsApp Jonas Lopes Aceita financiamento Aceita carro Áreas Área construída: 130,00 m² Área total: 130,00 m² Área do terreno: 300,00 m²


Terreno Comercial/Indus...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Terreno Comercial/Industrial - Em Paiçandu - PR

Terreno com 1.000,00 m² = (20 x 50) - Localizado na Rua Sebastião Lazaro de Souza - ao Lado do nº 249 - Terreno fechado nas Laterais por barracões. Ótima Localização uma quadra do 1º viaduto indo de Maringá para Paiçandu. Construa e tenha o seu próprio barracão - Não pague aluguel - Melhor investimento é em imóveis. Tratar com Waldemar 55-44-99103-1243


Pizzaria - Vendo ou Tro...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Pizzaria - Vendo ou Troco

Despesas fixas: Muito baixa. Faturamento Bruto: R$ 35.000,00. Lucro médio mensal: R$ 7.500,00 Valor pretendido: R$ 100.000,00 (aberto a propostas) e aceita permuta como pagamento, carro, terreno ou algo do interesse. Motivo da venda: Tenho outra empresa e não consigo conciliar administração das duas. Pizzaria em Maringá, região comercial e residencial. Em funcionamento desde 2017, trabalhando com sistema de forno a lenha (pellet), preparo das massas seguindo, um padrão de massa fina e crocante prezando pela qualidade obtendo um sabor inigualável. Presente nas plataformas de delivery com vendas bastante expressivas, ferramenta de disparo por WhatsApp e mídias sociais em alta. Horário de atendimento: Todos os dias das 17:30 as 00:00hrs Instalações em bom estado, reformada recentemente, equipamentos como freezer, processador, masseira, forno a lenha automatizado por sistema de pellets de madeira. Possibilidade de ampliar a gama de produtos oferecidos disponibilizando venda no local, site institucional, mais aplicativos de vendas.


VENDE-SE CHÁCARA (1 ALQ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio VENDE-SE CHÁCARA (1 ALQ). ATRÁS DO JARDINS DE MONET

Chácara com 24.000 m2 (1 alqueire) à 3.5 km do asfalto. Localização: próximo ao Porco no Tacho e Jardins de Monet. Possui área construída de 260 m2 (casa, quiosque e depósito): casa toda em alvenaria com 3 quartos (1 suíte), cozinha e sala amplas, banheiro social, varanda, sistema de aquecimento solar, uma mina d´água FANTÁSTICA, poço artesiano comunitário e córrego passando no fundo (RICA EM ÁGUA). Área de lazer: quiosque (necessita reforma), campo de futebol, vôlei, espaço para piscina e uma ampla área para pequenas plantações. Valor: R$1.400.000,00 reais Estuda permuta! Mais informações: Rodrigo CEL | WHATSAPP: (44) 9 9143-0188