CORONAVÍRUS

Mortes por Covid-19 em março representam 52% dos óbitos por doenças no Paraná

Coronavírus matou 5.838 paranaenses em março segundo dados dos Cartórios de Registro Civil

Mortes por Covid-19 em março representam 52% dos óbitos por doenças no Paraná
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País. - Foto: Divulgação

Março, o pior mês da pandemia no Paraná, com um total de 5.838 óbitos registrados por Covid-19 em Cartórios de Registro Civil até esta segunda-feira (12.04), trouxe também uma triste marca que simboliza o impacto do vírus na história do Estado. A doença causada pelo novo coronavírus representou 52% do total de óbitos por causas naturais (mortes por doenças) no Estado, totalizadas em 11.094 até esta data.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

O número de óbitos por Covid-19, que no auge da 1ª onda, em julho de 2020, chegaram a representar 21,6% dos óbitos por causas naturais no Estado, já havia dado sinais de que estava voltando a crescer em dezembro, representando 31,2% dos óbitos por doenças, mantendo números altos em janeiro (28%) e fevereiro (28,7%). Ao atingir 52,5% das mortes por doenças no Paraná, a Covid-19 multiplica por cinco seu impacto no total dos óbitos naturais em relação a fevereiro passado, até então o mês mais mortal.

"É pelo Portal da Transparência que temos as informações mais fidedignas da real situação que reflete a pandemia. Através das informações que os cartórios repassam diariamente temos como mensurar a gravidade deste momento. Os dados refletem a importância de se ter conscientização para passarmos por isso", destaca Elizabete Regina Vedovatto presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR).

Já o Brasil, que teve um total de 75.780 óbitos registrados por Covid-19 em Cartórios de Registro Civil até esta segunda-feira (12.04), também foi impactado pela triste marca que simboliza o impacto do vírus na história do País. A doença causada pelo novo coronavírus representou 48% do total de óbitos por causas naturais (mortes por doenças) no País, totalizadas em 171.211 até esta data.

Irpen/PR