DECRETO

Com restrições, bares, restaurantes, cinemas e academias poderão reabrir em Maringá

As novas medidas entram em vigor às 5 horas do dia 12 de abril e seguem vigentes até o dia 20

Com restrições, bares, restaurantes, cinemas e academias poderão reabrir em Maringá
As novas medidas são baseadas em números e índices de pessoas contaminadas e do sistema hospitalar da cidade. - Foto: Instagram @maringacom

A Prefeitura de Maringá prorrogou e editou o decreto n° 741 na manhã desta sexta-feira (9), flexibilizando as medidas restritivas da cidade. As novas medidas entram em vigor às 5 horas do dia 12 de abril e seguem vigentes até o dia 20. A primeira alteração é de que o toque de recolher passa a ser das 22 às 5 horas.   

Responsável por estabeceler as medidas, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 estabeleceu as mudanças visando a formalização de medidas para conter o avanço da Covid-19 em Maringá.  O documento na íntegra pode ser acessado neste link. 

RESTAURANTES E DEMAIS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO -  Restaurantes,  lanchonetes,  pizzarias,  sorveterias,  lojas  de  açaí,  carrinhos  de  lanche,  food  trucks,  lojas  da  praça  de  alimentação dos shoppings, padarias, açougues, casas de massas peixarias, quitandas, frutarias e similares poderão funcionar de segunda a domingo. 

O atendimento presencial volta a ser permitido até às 21 horas de segunda a sexta e até às 15 horas aos sábados e domingos. Retirada no balcão serão permitidas até às 21 horas e delivery até às 23 horas, todos os dias. Os estabelecimentos devem seguir todas as medidas de segurança sanitária impostas para evitar a propagação da covid-19.

BARES - O atendimento presencial de bares também volta a ser permitido até às 21 horas de segunda a sexta e até às 15 horas aos sábados e domingos. É proibido retirada no local e drive-thru após as 21 horas de segunda a sexta-feira e após as 15 horas aos sábados e domingos.

ACADEMIAS E SIMILARES - As academias de pilates, ginástica, luta, dança, crossfit, tênis, natação e similares ficam autorizadas a funcionar, de segunda a sexta-feira, das  6 horas às 21 horas e aos sábados das 6 horas às 15 horas, com até 30% da capacidade do espaço, obedecendo as normas de segurança.

CINEMAS E PESQUEIROS -  Cinemas e pesqueiros ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, até as 21 horas, com no máximo 30% de sua capacidade, com distanciamento de 2 metros entre as pessoas, com utilização de máscaras, álcool gel e demais normas de biossegurança.

Os estabelecimentos que não cumprirem às medidas de segurança e desrespeitarem o decreto  serão  multados em R$ 10 mil e sofrerão interdição da atividade por 24 horas, havendo a dobra do valor  da multa e a interdição por 72 horas em caso de reincidência.

De acordo com a Prefeitura "as atuais medidas para garantir o distanciamento social em Maringá têm alcançado resultados positivos, com a diminuição de casos confirmados da Covid-19. O conteúdo do decreto pode ser revisto a qualquer instante, dependendo das condições epidemiológicas".

Maringa.Com