SAÚDE

Rede de atendimento à saúde mental de Maringá já realizou 23 mil atendimentos em 2021

No mesmo período de 2020, sem pandemia, foram 24.537

Rede de atendimento à saúde mental de Maringá já realizou 23 mil atendimentos em 2021
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Heloísa Cella, a rede de saúde mental também contempla o serviço de Emergência Psiquiátrica Pública com 26 leitos - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Maringá oferece rede completa de atenção à saúde mental com atendimento primário na UBSs, secundário nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e terciário com emergência psiquiátrica no Hospital Municipal. O município também conta com um Consultório na Rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, a rede de saúde mental realizou 23.067 atendimentos nos três primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2020, sem pandemia, foram 24.537. Somente no Complexo Maringaense de Saúde Mental, composto pelos CAPS II; CAPS Infantil; CAPS AD (Álcool e outras Drogas) e o CAPS III com atendimento 24 horas e 12 leitos de acolhimento para pessoas em crises de transtorno mental, foram realizados 11.284 atendimentos.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Heloísa Cella, a rede de saúde mental também contempla o serviço de Emergência Psiquiátrica Pública com 26 leitos, no Hospital Municipal e o atendimento com psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio de atendimentos presenciais, por telefone ou vídeo chamada. O serviço é estendido aos profissionais de saúde, em especial aos que estão no enfrentamento na linha de frente da pandemia.

O Consultório na Rua é fornecido para moradores de rua em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, foram realizados 1334 atendimentos, por meio de unidade móvel em pontos estratégicos mapeados pela Saúde. Quando necessário, o paciente é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para a rede assistencial.

Prefeitura de Maringá