RELIGIÃO

Celebrações da Semana Santa serão online em Maringá

A Arquidiocese de Maringá decidiu que nenhum celebração será presencial

Celebrações da Semana Santa serão online em Maringá
Todas as missas da Semana Santa serão realizadas de forma remota, seguindo a recomendação que também está no decreto. - Foto: Divulgação

Mais um ano sem procissão e sem missa com Igreja cheia de fiéis. Apesar do decreto municipal, que começou a valer nesta segunda-feira (29), permitir público de até 30% da capacidade dos templos religiosos nos dias 2, 3 e 4 de abril, a Arquidiocese de Maringá decidiu que nenhum celebração será presencial. 

Todas as missas da Semana Santa serão realizadas de forma remota, seguindo a recomendação que também está no decreto. Até as equipes de transmissão estão reduzidas, diz o padre Nailson Bacon, da paróquia Jesus Bom Pastor, de Paiçandu.

“Mais uma vez estamos nesse momento alto da pandemia e, pelo segundo ano consecutivo, nós vamos fazer somente nossas transmissões de forma online, incentivando nossos fiéis a participarem por meio das transmissões, porque cada paróquia tem feito pelos meios de comunicação, tanto na quinta, como na sexta, sábado e domingo:, afirma Bacon.

O padre explica que essa foi a forma encontrada de realizar as celebrações e preservar a vida humana. “Mesmo com a capacidade de 30%, até mesmo porque 30% para nossas igrejas é um número muito baixo. […] 30% significa uma exclusão de 70% dos demais fiéis, então optamos somente por ficar com a transmissão online. Inclusive as equipes de transmissão estão bem reduzidas para não aglomerarmos pessoas e não ter uma proliferação do vírus”, aponta.

Desde o início da pandemia, 18 padres da Arquidiocese de Maringá foram contaminados pelo coronavírus. O padre Sérgio Meschini, de 37 anos, morreu, e dois padres estão hospitalizados.

“Foi uma grande dor para nós, semana passada, sepultarmos o padre Sérgio Meschini tão novo, com 37 anos de idade. Isso já é um choque para nós. Termos outros dois padres na UTI, um melhorando, padre Sidney Fabril, e o padre Alfeu ainda em estado grave. Nos choca bastante, mas ainda sim, colocamos a vida em risco para poder atender o povo”, diz Bacon.

Os horários de transmissão das missas, em cada paróquia, podem ser conferidos no site da Arquidiocese de Maringá.

CBN Maringá