RANKING

Maringá tem o 2º melhor saneamento do Brasil

Quase 35 milhões de habitantes no Brasil não têm serviço de água tratada e 100 milhões de pessoas não tem acesso à coleta de esgoto

Maringá tem o 2º melhor saneamento do Brasil
Em 2019 Maringá ficou em quarto lugar nessa pesquisa e no ano passado em terceiro. - Foto: Divulgação

Maringá é novamente destaque nacional. Em ranking divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Trata Brasil coloca a cidade como a segunda no país no Ranking Nacional de Saneamento, entre os 100 maiores municípios brasileiros. 

Em primeiro lugar está Santos (SP). Maringá está numa escala de desenvolvimento no segmento. Em 2019 ficou em quarto lugar nessa pesquisa e no ano passado em terceiro. “Vamos trabalhar para sermos a primeira do ranking”, ressalta o prefeito Ulisses Maia. “Mais que um destaque, essa melhoria significa qualidade de vida e saúde para o cidadão. Praticamente 100% dos nossos moradores vivem em boas condições ambientais”. 

Segundo o gerente regional da Sanepar, Sérgio Portela, há previsão de investimento de R$ 500 milhões em Maringá nos próximos 30 anos. Entre os próximos projetos estão, a melhoraria da rede de água e esgoto nos distritos de Floriano e Iguatemi. 

Além disso, um convênio entre governo estadual, Prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF) indica R$ 30 milhões de investimentos nos dois distritos maringaenses, com objetivo de chegar a 70% de cobertura em ambos locais. Os projetos já estão prontos. Iguatemi ainda não tem estação de tratamento e já foi adquirido um terreno. Já Floriano tem uma estação que será ampliada. “Também temos projetos para novas estações de tratamento em Maringá, melhorando ainda mais os serviços na cidade”, diz Portela, citando situações debatidas no Plano Municipal de Saneamento.

Dados que colocaram Maringá em destaque nacional são:

• 99,98% da população tem coleta de esgoto disponível, em 99,99% da área urbana;

• 99,99% dos moradores de Maringá têm acesso à água tratada, em 100% da população na zona urbana;

• o indicador de esgoto tratado por água consumida é de 100%.

Quase 35 milhões de habitantes no Brasil não têm serviço de água tratada e 100 milhões de pessoas não tem acesso à coleta de esgoto. 

O diretor geral da Agência de Regulação de Maringá (ARM), Hamilton Cardoso, comenta que, apesar da cidade ter bons serviços e ampla cobertura, a Prefeitura sempre trabalha para melhorar ainda mais. Entre os serviços recentes está a entrega pela Sanepar da parte final da rede de esgoto do Jardim Alvorada III, beneficiando moradores de uma das regiões mais tradicionais da cidade. A divulgação do Ranking Nacional de Saneamento foi em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março.

Prefeitura de Maringá