VACINAÇÃO

Maringá é a 1º cidade do Paraná a aderir ao consórcio de compra de vacinas

Ao todo, são 306 cidades do país divididas por Estado

Maringá é a 1º cidade do Paraná a aderir ao consórcio de compra de vacinas
Ulisses Maia ressalta que, se for necessária a aquisição direta, Maringá irá comprar a vacina da forma mais transparente possível como tem realizado em todos os atos de enfrentamento da pandemia. - Foto: Divulgação

Maringá é a 1ª cidade do Paraná na lista da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) a aderir ao consórcio de compras de vacina contra a Covid-19. A primeira assembleia para instalação do consócio será no dia 23 de março, às 15 horas, de forma online. Ao todo, são 306 cidades do país divididas por Estado. Ainda não existem orçamentos para serem analisados pelas prefeituras para a aquisição de vacinas. O grupo de prefeitos acredita que a união de todos propiciará preços melhores e condições de entrega mais rápidas.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse que a conquista é reflexo das mobilizações realizadas desde do final do ano passado, em reuniões com prefeitos e o Ministério da Saúde para a compra direta das vacinas. A própria Prefeitura vem mantendo contatos com laboratórios para uma possível compra direta. E está tomando todos os cuidados no processo de levantamento de preços e das condições de entrega das vacinas, bem como analisando aquelas que já foram aprovadas pela Anvisa. 

Ulisses Maia ressalta que, se for necessária a aquisição direta, Maringá irá comprar a vacina da forma mais transparente possível como tem realizado em todos os atos de enfrentamento da pandemia. "Subimos no ranking de transparência da Controladoria-Geral da União. Em 3 anos, saímos do 67º lugar para 17º entre  as cidades brasileiras. Nossa nota, 9,88, divulgada esta semana, é maior que a média geral dos municípios brasileiros (6,85)", salienta.

Consócio Nacional de Vacinas

Na quinta-feira, 11 de março, o prefeito de Maringá sancionou a lei 11.243/2021 que filia a cidade na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e também a lei 11.244/2021 sobre intenção para comprar as vacinas contra coronavírus através da FNP. Ambas foram votadas e aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Maringá.

Prefeitura de Maringá