DENGUE

Paraná confirma 605 casos de dengue em uma semana

Segundo o levantamento, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já foi notificada em 348 dos 399 municípios do Paraná

Paraná confirma 605 casos de dengue em uma semana
Com os número incluídos neste boletim, o Paraná agora acumula 9.771 diagnósticos desde o início do ciclo epidemiológico da dengue, iniciado em agosto. - Foto: Divulgação

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou 605 novos casos de dengue no Paraná na última semana. O informe epidemiológico semanal foi atualizado nesta terça-feira (16) pela pasta.

Segundo o levantamento, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já foi notificada em 348 dos 399 municípios do Paraná. Casos forma confirmados em 226 cidades diferentes.

Com os número incluídos neste boletim, o Paraná agora acumula 9.771 diagnósticos desde o início do ciclo epidemiológico da dengue, iniciado em agosto. Nove pessoas morreram.

“A dengue, assim como a chikungunya e o zika vírus, são preocupações constantes da Sesa, e são doenças que podem ser prevenidas com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

O secretário reforçou a importância de combater a dengue no momento em que o Paraná vive o pior momento da pandemia do coronavírus, com hospitais lotados e déficit de leitos.

“Neste período, que enfrentamos a fase mais críticas da pandemia da Covid-19, recomendamos que a população paranaense aproveite o momento de orientação de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito”, acrescentou.

Com mais de 39 mil notificações, das quais 4.532 foram confirmadas (3.862 autóctones), o Paraná registrou 94 casos severos de dengue.

Paraná Portal